Imagem ilustrativa da imagem Querida professora
| Foto: Shutterstock



Minha mãe era professora de história. Lembro-me de Aracy acordando muito cedo, em São Paulo, para dar aulas em escolas da periferia. Os alunos a adoravam. Quando ela morreu, várias pessoas me procuraram para dizer o quanto ela foi especial em suas vidas — eram seus ex-alunos. O mesmo se pode dizer de meu pai. Na adolescência e juventude, dava aulas particulares de português, matemática e latim para se sustentar. Mais tarde, Paulo continuou exercendo atividades de professor no banco onde trabalhava. Ensinou até este cronista a fazer crônicas.

Aracy e Paulo deixaram uma autêntica sucessora: minha irmã Maria Fernanda, professora do ensino público em Bauru. Ela me enviou algumas cartinhas que os alunos do 7º ano fizeram em homenagem ao Dia do Professor (comemorado no último domingo). São relatos emocionantes, principalmente quando sabemos que quase todas foram escritas por alunos que antes tinham sérios problemas de aprendizado. Transcrevo aqui três cartinhas:

*******
"Querida Professora Maria Fernanda querida por todos que a conhecem, mas também quem não a conhece? Obrigado por tudo, pelas aulas, o amor e a paciência. Obrigada por falar boa tarde quando chega e os alunos fazem as coisas certas. É bonito o seu jeito de vestir, é legal ter variedade de cabelo. Até o modo de falar é legal pra mim, você não tem defeitos. Eu sei que quando você grita é para nós paramos de conversar e prestar atenção na aula. E também para mim a aula de português é a mais legal e também é a matéria que eu mais vou precisar na vida. A tua aula é tão legal que se eu ficasse doente e estivesse na tua aula eu vou esperar acabar para depois ir embora para estudar mais."

*******

"Querida professora maravilhosa!
Professora Maria Fernanda, a senhora é uma pessoa muito diferente, corajosa, linda, inteligente, uma rainha. Opss! Esqueci, é FORTE!
Na verdade é maravilhosa, princesa... Tudo.
Te amo, a senhora já está em meu coração.
Olhos azuis
Mulher corajosa
Uma guerreira
Mais que vitoriosa

Professora querida
Uma rainha
Mais que professora
A incentivadora para a vida"


*******

"Professora Maria Fernanda sua aula é a melhor de todas. Gosto muito e aprendo tanto que não quero parar, às vezes dá até vontade de morar na escola para assistir sua aula."

******


A generosidade inocente e o carinho espontâneo que brotam dessas palavras certamente estão fazendo Aracy e Paulo sorrir lá no Céu.

(Dedico a coluna de hoje a todos os meus amigos professores, que tanto me ensinaram e continuam a ensinar.)