Imagem ilustrativa da imagem Presidente Temeroso
| Foto: Evaristo Sá/AFP



1. A maior e mais profunda injustiça da previdência brasileira é a disparidade entre as aposentadorias dos trabalhadores comuns e dos servidores públicos. Ao recuar justamente nesse ponto, Temer demonstra que, na verdade, é o Presidente Temeroso. Continuaremos tendo cidadãos de primeira e segunda classe. Os primeiros são aqueles que servem ao Estado e à classe política; os últimos somos nós.

2. Após uma longa e torturante convivência com o mal, só há uma saída: o arrependimento absoluto, a conversão completa. Você não se livra do mal continuando escravo da mentira. Temer é o exemplo clássico: depois de uma longa jornada nas trevas do poder, tornou-se inimigo da luz. Pode acertar às vezes, principalmente na gestão econômica — até relógio parado acerta duas vezes por dia —, mas não abandona o amor pelo erro, porque o erro tornou-se a sua própria essência. Este governo acabou, e continuará se arrastando como zumbi até 2018.

3. O homem só se livra da doença do poder renunciando ao poder.

4. Na Rússia em novembro de 1917 e no Brasil em abril de 1964, o que houve foram golpes de Estado, ambos desastrosos. É fato, porém, que a Revolução de 64 cometeu um número menor de crimes e foi menos danosa para o Brasil do que a Revolução de 17 o foi para a Rússia e para o mundo. Se me fosse dado escolher mil vezes entre Lênin e Castelo Branco, mil vezes eu escolheria o marechal. Há uma diferença considerável entre conhecer um militar que não tem pescoço e conhecer um camarada que vai lhe cortar o pescoço. Há golpes que ferem uma sociedade (1964), mas há a golpes que a assassinam (1917, 1949, 1959).

5. Dizer que o cristianismo deve ficar longe do debate político é como dizer que o oxigênio deve ficar longe do debate sobre a respiração.

6. Lendo — e adorando — "O Tempo e o Vento", de Erico Verissimo. Compartilho a fala de um personagem que aderiu ao comunismo:

"Nossa moral e nossa ética nada têm a ver com a moral da burguesia. Nossa moral e nossa ética estão a serviço da causa do proletariado. Em suma, para nós é moral e ético tudo o que nos ajudar a destruir o regime capitalista explorador, a unir o proletariado do mundo e, consequentemente, criar a sociedade comunista do futuro. Não te parece lógico?"

Você acha que essa frase, escrita muitas décadas atrás, não tem nada a ver com a realidade atual? Pois então saiba: com pequenas diferenças, um militante pode estar dizendo a mesma coisa para o seu filho — agora. A luta de classes não morreu: a diferença é que agora ela se dá entre a classe política e a classe trabalhadora.

7. "Não há solução fora do indivíduo. A perda da consciência individual é o maior desastre que pode existir em qualquer sociedade. A coletividade não representa o bem; o bem não está no sistema, está em você mesmo. Não há possibilidade de transcender o dilema entre o céu e a terra a não ser através do sacrifício pessoal e individual." (José Monir Nasser, professor)

Fale com o colunista: [email protected]