O Papa Francisco disse recentemente que nós já estamos na Terceira Guerra Mundial. Assim como o Padre José Kentenich viveu os terríveis anos dos primeiros conflitos globais, nós agora estamos diante de um conflito do qual só a misericórdia de Deus poderá nos salvar. Resta saber quem é o inimigo. Para o Padre Kentenich, esse inimigo tinha um nome: coletivismo. O coletivismo continua sendo o grande mal que ameaça a escola e a família do nosso tempo. No coletivismo, "o homem perde sua primitiva dignidade e personalidade; torna-se homem-massa, pronto para ser incluído com mais facilidade no coletivo, cujo modelo é a máquina".

Para o Padre Kentenich, Dachau era uma antecipação da situação da humanidade no futuro. Eis o nosso desafio: num ambiente dominado por forças não-cristãs e anticristãs, levar uma vida de aspiração totalmente impregnada pelo espírito cristão, visando a uma vida de santidade. Essa vida devia tornar-se um testemunho luminoso e uma semente fecunda.

Então é essa a lição que eu aprendi hoje: Mesmo que o mundo insista em ser um Dachau, façamos de cada escola um novo Schoenstatt!