Imagem ilustrativa da imagem O Natal de Madre Leônia
| Foto: Acervo/Casa da Memória Madre Leônia



O dia está lindo. O céu azul de Londrina não se cansa de me surpreender. Resolvo fazer uma caminhada pelo lugar que Dom Albano chamava de "terra santa de Londrina". Passo ao lado da casa onde viveu Madre Leônia Milito, santa da minha rua, futura santa da Igreja. Quantos Natais humildes ela não terá passado ali, ao lado das irmãs em pobreza e fé? Chego em casa e abro o Diário Espiritual de Madre Leônia, do ano de 1975. A um mês do Natal, emociono-me com os pensamentos de Leônia sobre o nascimento de Jesus:
"Ele nasce. Mas onde? Numa estrebaria, em uma gruta para animais, sem abrigo. Onde ele repousa? No lenho de uma manjedoura e sobre um pouco de palha. Ele é Deus."
"O que vemos em Nazaré? Uma mulher, a Mãe de Deus, submissa a um homem. Que vemos? Uma criança, Deus que é submisso a esse homem e a essa mulher. O homem e a mulher são artesãos, pequenos artesãos. A criança é artesã como eles, servidora de todos, na humilde cidade."
"Aquele que nasceu em extrema pobreza, que morreu como nenhum outro jamais morreu, é Deus."
"É necessário que eu seja, o mais possível, humilde, até o heroísmo. Só assim poderei rezar e assim amar-te e, confiando em ti, não olhar senão a Cristo Senhor, em oração."
"Aos teus pés, desejo encontrar o bálsamo para cada ferida, o sustento para cada fraqueza minha, a luz e a força para permanecer abraçada à cruz do meu dever..."
"Eu te peço a morte, antes que ofender-te."
"Quero permanecer na escola de Belém – pois, quando quiser, Jesus me transformará em uma criatura nova. Belém me ensina sobretudo a pobreza."
"Deus é amor. Portanto, também eu, criatura tua, feita à tua imagem e semelhança, devo ser, no mundo e para a Congregação, um reflexo do teu amor, da tua misericórdia, da tua bondade."
"A cruz é o sinal de que Deus está perto de mim... Ele me quer na humildade e no completo abandono à sua santíssima vontade. Deus quer que eu espere nele somente, mesmo contra todas as dificuldades. (...) Quero esforçar-me sempre, sempre mais, ó meu Jesus."
"O Natal de Jesus é esplêndida preparação para o apostolado: elevar-se, para elevar. Conquistar-se, para conquistar: só assim convertem-se as almas. O resto é nada ou quase nada."
"A estrada que conduz ao Céu é estreita, é espinhosa; nela só passa o nada. Desejo tornar-me pequena e aniquilada para subir para onde estás. Desejo caminhar, correr, subir, voar continuamente, como Jesus, que disse: ‘Vou ao Pai’."
"A alegria é um culto que prestamos a Deus. Apesar das contínuas provações e perseguições, a Igreja não cessa de alegrar-se."

"A alegria é fruto do amor; não suprime, por certo, o sacrifício, mas o transfigura, tornando-o pleno de valor e de fecundidade."
"Jesus, transforma-me em doadora de alegria, faze-me viver na alegria de ser útil aos irmãos."
"Lutarei ao seu lado. O canto de amor está no meu coração."
"Meu pequeno Jesus, vem e toma posse de mim e do mundo."
Fale com o colunista: [email protected]