Imagem ilustrativa da imagem O milagre das crianças
| Foto: Shutterstock



Todos os dias, em minhas orações, peço a Deus que me mostre a alegria da ressurreição. Algumas vezes, a prece é atendida com uma clareza notável. Há alguns dias, por exemplo, recebi um telefonema do Sr. João Calixto de Oliveira Neto, morador de Juranda, uma pequena cidade do Centro-Oeste paranaense. Ele é o avô do menino Lucas, cuja cura milagrosa levou à canonização dos os irmãos pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto.

Eu já conhecia a história de Lucas. Mas ouvi-la dos lábios do seu avô foi uma bênção indescritível.

No dia 3 de março de 2013, por volta das oito da noite, o pequeno Lucas, então com 5 anos, estava brincando com sua irmã Eduarda na sala do sobrado onde reside a família, quando se desequilibrou e caiu pela janela de uma altura de seis metros. O menino bateu a cabeça e teve um gravíssimo traumatismo craniano.

"Quando peguei meu neto nos braços, senti que ele estava sem vida", recorda João Calixto. "Então eu rezei ao Deus de Abraão, de Isaac e Jacó, para que deixasse o meu neto viver". Em instantes, Lucas voltou a respirar. Encaminhado para o Hospital de Campo Mourão, o menino teve duas paradas cardíacas no trajeto. Foi submetido a uma longa cirurgia no cérebro. Os médicos disseram ao avô e aos pais, João Batista e Lucila, que as chances de sobrevivência de Lucas eram mínimas. Se sobrevivesse, ficaria com graves sequelas, provavelmente em estado vegetativo.

Em Campo Mourão, existe um mosteiro de irmãs carmelitas. Nesse mosteiro, há uma relíquia dos irmãos Francisco e Jacinto, que juntamente com a prima Lúcia viram a Mãe de Deus em Fátima há 100 anos, em 1917. Assim que souberam da internação de Lucas, as irmãs começaram a rezar fervorosamente pedindo a intercessão dos pastorinhos pela salvação do menino.

No quinto dia após o acidente, quando menos se esperava, Lucas abriu os olhos e disse:

Cadê a minha mãe? Cadê a minha irmã?

Lucas ficou internado 13 dias na Santa Casa de Campo Mourão e saiu sem nenhuma sequela. Os médicos que acompanharam seu caso — inclusive o neurocirurgião, que não é católico — são unânimes em dizer que não há explicação científica para a plena recuperação do garoto.

Em 13 de maio deste ano, o papa Francisco anunciou em Fátima a canonização de Francisco e Jacinta Marto. Mais de 600 mil pessoas acompanharam a cerimônia. Lucas e sua família estavam lá, ao lado do papa. João Calixto conta que, no momento em que Francisco e Jacinta foram elevados ao altar, reinou um impressionante silêncio na multidão. "Só se ouvia o canto dos pássaros", diz o avô, com grande emoção.

Lucas foi evangelista que narrou a infância de Jesus, e a tradição diz que ele era médico. Certamente, a coincidência de nomes não se deu por acaso. Como também não se deve ao acaso o fato de que dois irmãos, um menino e uma menina, tenham permitido que dois irmãos, Lucas e Eduarda, voltassem a brincar juntos.


São Francisco e Santa Jacinta, rogai por nós. Protegei nossas crianças!


Fale com o colunista: [email protected]