Imagem ilustrativa da imagem O dia da minha amiga



Hoje você faz aniversário.
Durante um longo tempo, você era apenas um sonho. Quando três pescadores encontraram uma imagem de Nossa Senhora da Conceição nas águas lodosas do Rio Paraíba, já estavam profetizando o seu nascimento. Naquele tempo, vivíamos uma vergonha chamada escravidão, e talvez por isso a imagem da Santa tenha sido achada sem a cabeça, milagrosamente recuperada logo depois. De certa forma, até hoje nós vivemos a mesma vergonha, só que agora estendida ao povo inteiro.

Você pertence ao sonho, minha amiga. Há muito tempo não nos encontramos, de tal modo que podemos considerar-nos exilados, você de mim e eu de você. Mas todos os dias, quando pensamos no mesmo idioma e respiramos o mesmo ar, e olhamos o mesmo céu, e sentimos o mesmo tempo, nada mais pode nos discernir. Existe uma linha das Tordesilhas entre nós; já não sei mais onde termino eu e começa você.

Escolhi a cidade da minha vida, encontrei a mulher da minha vida. Elas me deram meu filho e meu tesouro. Rosângela e Pedro também fazem parte da sua história. Também a amam, sei disso.
Amo-a com amor puro, sincero e casto. Há muitos anos descobri que a intangibilidade também pode ser uma forma de amor. Se às vezes não a compreendo e parecemos seguir caminhos desiguais, é que existe entre nós essa estranha virtude chamada independência. Quando, há 195 anos, o imperador deu aquele grito às margens de um riacho, nas cercanias da cidade onde eu haveria de nascer, ele não estava simplesmente jogando palavras ao vento. A independência e a morte são a nossa certidão de nascimento. Nosso destino e nossa sentença. Nossa espada e nossa cruz. Nossa ressurreição de cada dia.

Hoje você está doente, minha amiga. Nas igrejas, nas casas, nas ruas, há pessoas que rezam por sua cura. São pessoas que a amam com o mesmo amor intangível. Sabemos da gravidade da situação, mas não perdemos a esperança. Pois a esperança, entre as virtudes teologais, é aquela que carrega o mundo nos ombros, feito São Cristóvão que carregou o Menino Jesus. A fé e o amor estão sendo conduzidos por ela, neste exato momento. A esperança é o outro nome das palavras que lhe dedico no dia do seu aniversário, minha amiga.

Há quase 40 anos, a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi atacada e desfeita em mais de 200 pedaços. Foi preciso contar com o talento miraculoso de uma artista para reconstituir a pequena estátua da Padroeira. A imagem da Aparecida é parecida conosco, minha amiga: ela também é feita de barro e pó de estrelas. Assim como eu e você, a Mãe se desfaz em pedaços que só a ressurreição pode unir novamente.

Parabéns a você. Eu sei que, apesar de tantos tormentos e dores, de tantas angústias e incompreensões, você ressurgirá mais forte e mais viva ao final da história. Deus a proteja e ampare, minha amiga, minha nação, minha pátria.