Imagem ilustrativa da imagem O anjo do coração de Londrina
| Foto: Valéria Félix/Divulgação



Segundo uma lenda urbana londrinense, existiria um fantasma no Teatro Zaqueu de Melo. Há quase três décadas eu frequento o Zaqueu e a Biblioteca — no prédio do antigo Fórum de Londrina —, mas até hoje não encontrei nenhuma assombração por lá. Só vi um anjo da guarda — e ele se chama Jeso.

Jeso Soares da Silva nasceu em Tamarana, filho de pai carpinteiro e violeiro. A mãe, doce loirinha de olhos verdes, formava uma dupla sertaneja de raiz com o marido. Jeso tem quatro irmãos e uma irmã, a linda Rosalina. Passou a infância convivendo com a natureza, amigo das plantas e dos animais. Domava cavalos sem maltratá-los. Aprendeu com o pai os segredos da viola.

Em 1978, entrou para o serviço público, dando aulas numa escolinha rural da Serra do Bico Aparado. Mas, sete anos depois, encontrou aquele que seria o seu palco, o seu lugar, a sua vida: o Teatro Zaqueu de Melo. Foi chamado a ajudar na montagem de cenários e na iluminação da peça "Toda Nudez Será Castigada", de Nelson Rodrigues, sob a direção do saudoso José Antônio Teodoro. Era o dia 12 de maio de 1985.

Nestes 32 anos — quase a idade de Cristo! —, Jeso tornou-se sinônimo do Zaqueu. Responsável técnico pelo teatro, iluminou incontáveis peças, concertos, shows e eventos. Mas a sua principal luz é o sorriso, a simpatia que o torna unanimidade no meio cultural de Londrina. Quando se trata de Jeso, os artistas e produtores culturais se esquecem das diferenças e tiram o chapéu juntos.

Se acontece algum problema nos espetáculos, só Jeso salva. Foi assim no dia em que o disjuntor pifou durante a apresentação de uma cantora peruana no FILO. Jeso foi rápido: acendeu várias velas na boca de cena e sobre o piano de cauda. Foi uma ovação absoluta, um momento inesquecível.

Jeso fez incontáveis amigos durante suas três décadas de Zaqueu. Este cronista de sete leitores tem a honra de ser um deles. A lista inclui o elenco da novela Estúpido Cupido, o ator Jackson Antunes e o comediante londrinense Lázaro Câmara, que se tornou seu irmão e padrinho de casamento. Jeso é Jeso — e grande elenco.

O prédio do Zaqueu e da Biblioteca, antigo Fórum, antiga quadra de tênis dos ingleses, situado no quarteirão histórico de Londrina, é um valioso patrimônio da nossa gente. Mas o edifício de pedra nada significaria se não fossem pessoas como o Jeso, que o transformam no coração da cidade.

No início de setembro, Jeso se aposentou. Fechou as cortinas do Zaqueu pela última vez. Inicia-se, agora, uma nova temporada, em que ele vai ter mais tempo para tocar sua viola, curtir a natureza e ficar mais tempo perto da família.

Que se acendam as luzes. Hoje todos os olhos da plateia se voltam para você, Jeso, anjo e guardião do teatro londrinense, operário da nossa cultura.

(Palmas e pano lento.)


Fale com o colunista: [email protected]