Imagem ilustrativa da imagem Menino procura máquina
| Foto: Shuterstock



No primeiro ano do curso de jornalismo, fomos levados a uma sala repleta de máquinas de escrever. Em questão de uma década, todas virariam peças de museu. Mas eu guardo um grande carinho pelas velhas máquinas; nelas, afinal, escrevi minhas primeiras matérias e crônicas. Em 1989, ganhei uma Olivetti de presente do meu pai; de tão usada, acabou ficando sem a letra "a". Por onde andará minha Olivetti afásica?

Pois nesta semana o meu amigo Genésio fez-me um pedido inusitado: ele precisa de uma máquina de escrever. Genésio é um desses homens que caminham a passos decididos para a santidade. Ministro da Eucaristia, catequista e missionário, há 20 anos ele faz um trabalho de apoio aos idosos e enfermos no União da Vitória, bairro pobre da zona sul de Londrina.

A máquina de escrever, na verdade, não é para o Genésio; é para o Daniel, menino de 12 anos que tem problemas de coordenação motora. Inteligente e batalhador, o Daniel está precisando exercitar a escrita, mas não pode fazê-lo pelos métodos usuais, com caneta e lápis. No caso dele, seria muito útil uma daquelas velhas máquinas de escrever mecânicas, para que ele possa datilografar seus exercícios escolares e assim avançar no aprendizado do nosso idioma.

Infelizmente, não tenho mais minha velha máquina. Mas eu sei que algum dos meus sete leitores a terá. "Quanto maior e mais pesada, melhor", diz o Genésio.

Exposto o tema, gostaria de fazer algumas considerações sobre os personagens desta crônica. Genésio trabalhou por três anos ao lado de Dom Albano Cavallin, o arcebispo de Londrina que no futuro será reconhecido como um dos santos da nossa cidade, ao lado de Madre Leônia. No União da Vitória, meu amigo significa a luz e o amparo para muitas famílias que não têm mais nada.

Como vocês sete sabem, eu tenho mania de procurar o significado dos nomes das pessoas. Pois Genésio significa exatamente Nascituro! É o nome perfeito para alguém que leva esperança a tantas pessoas. Em breve, teremos a comemoração do Dia do Nascituro em Londrina. Afinal, todos nós fomos Genésios um dia.

Meu amigo Genésio atua na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (do km 9), dedicada à Padroeira do Brasil, cuja imagem foi encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba há 300 anos. Uma imagem pequena, frágil, feita de terracota. Em 1978, foi quebrada em mais de 200 pedaços, e depois reconstituída. Ela é igual a nós, brasileiros. Igual ao Genésio, igual ao Daniel, igual a você. Nem todos sabem, mas o título completo da Padroeira é Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Isto é, ela foi concebida e concebeu sem nenhum pecado. É a Mãe dos Nascituros, de todos os Genésios do Brasil.

Quanto ao nome Daniel, significa "O Senhor é o juiz". Certamente, Deus julgará com bons olhos quem puder ajudar esse menino corajoso. Os fones para contato são (43) 3341-1164 (Genésio) e (43) 3343-1287 (Paróquia).

Será que esta crônica vai para o mural da igreja, Genésio?