Do alto de seus 88 anos, Dr. José Ruivo tornou-se um dos meus mais queridos amigos de infância. Confrade da Academia de Letras de Londrina, médico com 33 mil cirurgias no currículo, esse português e irmão dominicano escapou por milagre do genocídio no Timor Leste, em 1975, e encontrou morada no Norte do Paraná graças ao apoio do jornalista João Milanez, fundador da Folha. Neste final de ano ele redigiu uma belíssima meditação de Natal, da qual reproduzo alguns trechos para meus sete leitores e 70 críticos:

Imagem ilustrativa da imagem Meditação de Natal
| Foto: Shutterstock



"O grande amor do Pai pelos seus filhos adotivos transviados O levou a dar-nos o seu verdadeiro Filho para que o adotássemos como Irmão mais velho, e dele cuidássemos, acolhendo-o, ouvindo-o e obedecendo-lhe, até que sejamos capazes de atingir uma perfeita união, consumada pelos laços do Amor."

"Em Belém, cumprindo-se a profecia de Isaías, o Menino veio a este mundo; e, agora, como então, "não há lugar para Ele entre nós". Negamos-Lhe um teto para se abrigar; vestes para se cobrir. O calor humano a que todo bebê tem direito foi substituído pelo calor do boi, a quem pertencia a manjedoura em que foi deitado, e do pequeno burro que em seu lombo transportara sua Santa Mãe desde a aldeia de Nazaré, na Galileia. Até o aconchego de um lar lhe foi negado, pelo que uma gruta foi o local de seu nascimento."

"Se em Belém, há dois mil anos, ‘não havia lugar para eles’, hoje a recusa em recebê-los e amá-los é muito maior. Hoje, o ódio parece ter vencido o Amor. (...) Mas, disse a Irmã Lúcia, de Fátima, neste mundo de recusa a Deus sempre restará um pequeno número de homens pobres e humildes. E desse pequeno rebanho terá a origem o triunfo do Reinado do Imaculado Coração de Maria, e serão concedidos aos homens alguns anos de Paz. Afinal, eram só doze aqueles que, reunidos em volta de Maria, amparados por seus conselhos e orações, construíram a Igreja de Cristo."

"Depois virá o fim dos tempos, para começar o viver na Eternidade."

"Meus votos neste Natal: que, obedientes aos insistentes pedidos do Céu, mudemos nossas vidas (isto é chamado Penitência) e pela Oração assídua e confiante (a oração, alguém disse, é a força que vence a Deus) possamos diminuir o já inevitável castigo do Céu, quer em sua intensidade, quer em tempo de provação."

"Que todos nós possamos fazer parte do Triunfante Reinado do Coração Imaculado de Maria, prometido em Fátima há exatos cem anos."

"Permitam-me que termine com uma expressão usada pelo Senhor Jesus: SHALOM — uma palavra que significa não apenas desejos de paz, mas também uma perfeita alegria usufruída de uma vida em plenitude por toda a eternidade."

SHALOM, Dr. José Ruivo! SHALOM, meus sete leitores e 70 críticos!