Amigos, brasileiros, cidadãos, escutai-me!

Vim para enterrar o Brasil, não para louvá-lo. O mal que os homens fazem a eles sobrevive. O bem que se faz é sepultado com os ossos; que seja assim com o Brasil.

O nobre Lula lhes disse que o Brasil é um grande país. Grandeza que o Brasil pagou com a vida, ao passar pelas mãos de Lula e seus amigos. Isso deve ter algum motivo muito sério! Afinal, Lula é um homem honrado, e assim são todos eles; todos homens de honra.

Não venho aqui para discordar da retórica de Lula. Mas, tenho de lhes falar daquilo que sei. Vocês todos já amaram o Brasil e tinham razões para amá-lo. Qual a razão que os impede, agora, de render-lhe homenagem na morte?

Ontem, o Brasil seria capaz de prevalecer neste mundo; agora, jaz aqui morto. Ah! Se eu estivesse disposto a revoltar os seus corações, falaria mal de Lula e Zé Dirceu, os quais, como sabem, são homens honrados. Mas deles não vou falar mal.

Imagem ilustrativa da imagem Lula é um homem honesto
| Foto: Shutterstock



Prefiro falar mal do Brasil. Prefiro falar mal de mim e de vocês do que destes homens honrados. Mas, eis aqui, uma carta com o nome do Brasil. Eu a achei no seu armário. É o seu testamento. Diz aqui: "Deixo para os brasileiros os seguintes bens: 14 milhões de desempregados; 60 mil homicídios por ano; crescimento no consumo de drogas e fortalecimento do tráfico; escalada de estupros e roubos; corrupção transformada em método de governo; uma das maiores cargas tributárias do mundo; ineficiência e greves no setor público; previdência social caminhando para o abismo; falência das estatais; aparelhamento das instituições; ativismo judicial para liberação do aborto e das drogas; lanterninha mundial na educação; lavagem cerebral das crianças nas escolas públicas; imposição da ideologia de gênero; formação de analfabetos politizados nas universidades; perseguição a conservadores e liberais; ataques sistemáticos à família e à liberdade de opinião; apoio político e financeiro a ditaduras corruptas; destruição da alta cultura nacional".

Ó pobre e indefeso Brasil! Façam um círculo em volta do corpo e deixem-me mostrar-lhes o Brasil morto, aquele que escreveu este testamento. Cidadãos! Se vocês lágrimas possuem, preparem-se para vertê-las. Vejam, foi assim que mataram o nosso país. Lula, como vocês sabem, era o anjo do Brasil. Oh, meu Deus, como o Brasil o amava! Um sítio, uma cobertura, essas ninharias — representaram muito pouco, quase nada, na morte do nosso país.

Sim, agora vocês choram. Percebo que sentem um pouco de piedade pelo Brasil. Boas almas. Choram ao ver o manto do nosso Brasil despedaçado. Mas Lula, Dilma, José Dirceu e todos os seus amigos são homens honrados. Jamais fariam nada do que fizeram sem um bom motivo.

Eu não vim para roubar seus corações. Eu não sou um bom orador como Lula. Sou um homem simples e direto, que ama os seus amigos. Certamente Lula apresentará suas razões.

Mas vejam, brasileiros: este era o Brasil. Quando aparecerá outro como ele?