Imagem ilustrativa da imagem "Impunidade é a mãe da reincidência"
| Foto: Shutterstock



Diante da escalada de violência em Londrina e no país como um todo, a coluna Avenida Paraná procurou o capitão PM Olavo Mendonça, de Brasília, notável estudioso da segurança pública e palestrante do congresso on-line Brasil Paralelo. Veja o que ele tem a nos dizer:

Avenida Paraná: Nos últimos dias houve diversos massacres em presídios brasileiros. Qual é a relação entre a crise penitenciária e a crise política?
Cap. Olavo Mendonça: A relação entre os fenômenos é visceral, pois ambos têm suas raízes no pântano da crise moral e religiosa causada pela revolução cultural marxista que nos devasta há mais de 40 anos. São os frutos da árvore envenenada. Essa revolução inverteu os polos das qualidades essenciais de qualquer civilização, no caso, o bom, o belo e a verdade, transformando uma parte da sociedade em materialistas cínicos, abandonando os valores universais que criaram e que sustentaram a nossa sociedade desde o descobrimento. Isso deu causa a epidemia de crimes no varejo que temos hoje, além de ter pavimentado o caminho para o nascimento e crescimento de organizações de crime organizado em escala nacional que se entranharam no governo e na sociedade em geral. Nunca se toca no problema principal, que é a absoluta impunidade. E a impunidade é a mãe da reincidência.

Avenida Paraná: Há vínculo entre as Farc e as organizações criminosas que dominam as prisões brasileiras?
Cap. Olavo Mendonça: Como as "Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia" controlam de maneira quase que monopolista a produção e exportação de drogas ilícitas na América do Sul, as relações desse grupo narcoguerrilheiro com as demais organizações criminosas são evidentes. Essa inter-relação criminosa avançou de maneira avassaladora nos últimos 20 anos e mantém relação direta com a explosão do consumo de drogas ilegais, em especial a maconha.

Avenida Paraná: Quais as causas da cultura da impunidade no Brasil?
Cap. Olavo Mendonça: Hoje no Brasil temos uma subcultura criminosa e um marketing de apologia ao crime, seja na mídia de massa, seja nas redes sociais ou por agentes dentro do próprio Estado, que estimulam e idolatram os crimes e os criminosos. Também é a regra, e não a exceção, que o criminoso seja preso pela Polícia Militar e solto logo em seguida. Então ele volta para a rua com uma autoconfiança aumentada, se tornando a cada novo crime impune mais violento e mais audaz.

Avenida Paraná: Em Londrina, temos uma onda de assaltos a residências, cada vez mais violentos. Por que esse tipo de crime é cada vez mais comum?
Cap. Olavo Mendonça: Esse tipo de crime é o que mais aterroriza as pessoas no Brasil, pois atinge o lar, que deveria ser o asilo inviolável de cada família. Um fator que contribuiu para que as quadrilhas se especializassem nesse tipo de delito é, além da impunidade, a certeza quase que absoluta que em casa não haverá ninguém armado para defendê-la. Os marginais estão cada dia mais armados, com armas maiores e mais poderosas, enquanto que o cidadão trabalhador não pode possuir uma arma em casa para autodefesa.

Leia a entrevista completa do capitão Olavo Mendonça, a partir das 14 horas, em http://www.folhadelondrina.com.br/blogs/paulo-briguet/