Imagem ilustrativa da imagem Imagine Walking Dead


Durante a crise de segurança pública no Espírito Santo, ocorrida há alguns dias, um cara teve a ideia de sair pelas ruas tocando a música "Imagine", de John Lennon, em alto volume. Parte da mídia noticiou o fato de maneira positiva, como uma atitude de paz em meio à barbárie. Embora seja bastante improvável que algum bandido tenha deixado de matar ou roubar por ter escutado a canção de Lennon, achei o caso interessante. Principalmente porque nos leva a pensar um pouco sobre a real mensagem contida na música.

A letra de Lennon diz:

Imagine não haver o paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós, só o céu

Eis aí uma descrição perfeita do mundo desejado por aqueles que defendem o fim da polícia e a pacificação da sociedade por meio da aceitação do crime. Como o paraíso não existe, você não precisa fazer nenhuma das coisas necessárias para entrar lá, como dizer a verdade, amar ao próximo e proteger a beleza. Se quiser roubar, agredir, violentar ou matar, tudo bem. Não há nenhum inferno abaixo do céu material: ele está aqui mesmo, ao nosso lado.

Prossegue Lennon:

Imagine que não houvesse nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
Nem religião, também

Todas as fronteiras são dispensáveis, portanto está liberada a circulação das pessoas com os mais variados propósitos. Um deles pode ser matar ou destruir aquilo que você mais ama; porém, como você não tem motivo para matar ou morrer, tudo bem. Você fica em casa, escondido, quietinho, esperando o perigo passar. Nem rezar pode, porque as religiões não existem mais, o mundo está completamente laicizado. É a vida em paz, meu camarada!

Imagine que não há posses
Eu me pergunto se você pode
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade dos homens

Eu conheço um sistema que é assim: o comunismo! Na sociedade utópica imaginada pela esquerda, ninguém tem posses, a não ser o Líder Supremo. A ninguém ocorrerá qualquer tipo de ambição ou mesmo reclamar de fome, porque a igualdade está garantida: miséria e medo para todos, sem exceção.

Imagine todas as pessoas
Partilhando todo o mundo

Foi exatamente o que aconteceu no Espírito Santo, não viram? Com a ausência da polícia, alguns cidadãos resolveram partilhar alguns produtos que estavam nas prateleiras das lojas e supermercados. Afinal, saque é uma forma de partilha.

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você se junte a nós
E o mundo viverá como um só

Meu amigo Flavio Gordon, um dos mais brilhantes comentadores da loucura nacional, comparou o caos da segurança pública brasileira ao enredo do seriado "The Walking Dead".
Particularmente, acho que esses últimos versos da canção de John Lennon poderiam ser entoados pelos zumbis do elenco ou pelas hordas de criminosos cada vez mais armados, perigosos e bajulados no Brasil. Eles querem que o mundo se torne como eles.

Pensando bem, é um alívio que os bandidos capixabas não entendam inglês.

Imagem ilustrativa da imagem Imagine Walking Dead