Imagem ilustrativa da imagem Holocausto comunista
| Foto: Shutterstock



Nos últimos dias tenho visto, especialmente no meio universitário, diversas celebrações à Revolução Russa, o golpe liderado por Lênin e Trotsky há cem anos e início do maior genocídio da história. É um absurdo tão grande quanto celebrar a ascensão de Hitler ou o Holocausto. Para marcar a data, selecionei algumas frases retiradas do livro "O Diabo na História", de Vladimir Tismaneanu, que ajudam a explicar o flagelo do comunismo:

"Lênin não foi apenas o fundador da propaganda política, o sacerdote supremo de uma nova eclesiologia do partido infalível onisciente, mas também o demiurgo do sistema do campo de concentração e o apóstolo do terror universal." (Vladimir Tismaneanu)

"Quem quer que tente destruir a unidade do estado socialista, quem quer que procure a separação de qualquer uma de suas partes ou nacionalidades — esse homem é um inimigo. Destruiremos cada um desses inimigos, mesmo se ele for um velho bolchevique; destruiremos todos os seus parentes, sua família." (Georgi Dimitrov, 1937)

"Aprendi muito com o marxismo, como não hesito em reconhecer. Não quero dizer com sua doutrina social enfadonha ou com a concepção materialista da história (...). Aprendi com seus métodos. (...) Todo nacional-socialismo é baseado nele." (Adolf Hitler, 1939)

"O projeto comunista estava baseado precisamente na convicção de que certos grupos sociais eram irreparavelmente estranhos e mereciam ser assassinados." (Vladimir Tismaneanu)

"Temos de arrastar conosco 90 milhões dos 100 milhões de habitantes da Rússia soviética. Quanto ao resto, não temos nada que dizer-lhes. Eles têm de ser eliminados." (Grigory Zinoviev, 1918)

"Para massacrá-los, foi necessário proclamar que os kulaks [camponeses ‘ricos’] não eram seres humanos. Assim como os alemães proclamaram que os judeus não eram seres humanos. Assim fizeram Lênin e Stálin: kulaks não são seres humanos. Mas isso é uma mentira. Eles são pessoas! Eles são seres humanos!" (Vassili Grossman)

"Os sistemas nazista e stalinista devem ser comparados, não tanto para compreendermos um ou outro, mas para compreendermos nossos tempos e a nós mesmos." (Timothy Snyder)

"Abomino o comunismo assim como detesto o nazismo. Já não me impressiona o argumento que invoquei outrora para distinguir o messianismo de classe daquele do mesmo messianismo de raça invocado por este." (Raymond Aron, 1983)

"Os regimes comunistas não apenas cometeram atos criminosos (todos os estados às vezes o cometem); eram empresas criminosas em sua própria essência: em princípio, por assim dizer, eram governados sem lei, pela violência, e sem preocupação pela vida humana." (Martin Malia)

"A ditadura revolucionária do proletariado é poder obtido e mantido através do emprego da violência pelo proletariado contra a burguesia, poder que não é limitado por nenhuma lei." (Vladimir Lênin, 1918)

"Esta mulher está doente,
esta mulher está sozinha.
O marido morto, o filho preso.
Digam por uma oração."
(Anna Akhmátova, 1938)