Imagem ilustrativa da imagem Em nota, arcebispos criticam peça do FILO


Londrina tem o privilégio de ser uma das raras cidades a contar com três arcebispos. Além do titular Dom Orlando Brandes, vivem aqui dois arcebispos eméritos: Dom Albano Cavallin e Dom Geraldo Majella Agnello.


Dom Orlando
é uma figura de grande reconhecimento público, que tem conduzido a Arquidiocese de Londrina com muito dinamismo nos últimos anos. Leitor e apreciador de seus artigos, já sugeri pessoalmente ao arcebispo que os publique em forma de livro.

Dom Albano... É difícil falar dele sem me emocionar. Amigo, pai, conselheiro, contador de histórias, esse homem, embora talvez não saiba, esteve presente nos momentos mais decisivos da minha vida.

Dom Geraldo, após ter ocupado por vários anos a posição máxima da hierarquia católica no Brasil — como Cardeal Primaz em Salvador — nos deu em 2013 a honra de escolher Londrina como residência em sua aposentadoria. Assessor próximo do papa João Paulo II, ele foi testemunha ocular de vários momentos históricos da Igreja nos últimos 30 anos.

Nesta segunda-feira, os nossos três arcebispos emitiram uma nota conjunta em desagravo às ofensas contra a Pessoa de Jesus Cristo, durante um espetáculo incluído na programação do FILO (Festival Internacional de Londrina). Segue o texto completo:

Londrina, 29 de Agosto de 2016.

NOTA DA ARQUIDIOCESE

O teatro "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" realizado em nossa cidade, como evento cultural, carece de visão histórica, teológica e ética. Usar a pessoa de Jesus de Nazaré para propagar determinada opção sexual e a ideologia de gênero é um desrespeito à verdade e ao direito de liberdade religiosa, universalmente reconhecido. Pior, é um ultraje ao Filho de Deus e aos que O seguem e Nele creem.

Nós, católicos, respeitamos e acolhemos todas as pessoas e sua orientação sexual e também temos o direito de ser respeitados. Mais uma vez perdoamos as ofensas, mas isso não nos isenta de lamentar, repudiar e protestar, porém, sem violência.

Agradecemos todas as manifestações de repúdio ao referido teatro.

Aconselhamos a fazermos adoração reparadora em nossas Igrejas. Todos sabemos que a Igreja católica é perita em arte e cultura. Para nós a arte é uma manifestação do bem, da verdade, da beleza e caminho para Deus.

Continuemos servindo o povo londrinense com nossas 269 instituições de caridade, com nossas escolas, nossa PUC, nossos hospitais, nossos movimentos e pastorais. Nossos sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, catequistas e lideranças pastorais, são verdadeiros artistas que nos encantam e atraem a Jesus Cristo. Tudo fazemos em Seu nome e para a Sua maior glória.

Dom Orlando Brandes – Arcebispo de Londrina
Dom Albano Bortoletto Cavallin – Arcebispo Emérito
Cardeal Dom Geraldo M. Agnelo – Arcebispo Emérito