O Sesi Paraná publica a segunda edição da coleção "Expedições pelo Mundo da Cultura". Composta de 5 livros, a nova coleção dá continuidade à publicação da obra crítica do professor José Monir Nasser, que nos últimos anos de vida se dedicou a ministrar aulas sobre clássicos da literatura.

Para o jornalista e escritor Paulo Briguet, também aluno do professor, "José Monir Nasser foi o pai intelectual de muita gente. Todos se tornavam alunos diante dele. Era um educador no sentido verdadeiro da palavra: ex ducare, conduzir para fora. Suas aulas sobre os grandes clássicos literalmente conduziam os ouvintes para fora da caverna da ignorância, mostrando-lhes a luz pura e espiritual do conhecimento."

Como parte das ações do projeto, Briguet ministrará quatro palestras inteiramente gratuitas discorrendo sobre obras de Shakespeare, Molière, Machado de Assis, Franz Kafka, Dostoiévski, Santo Agostinho e outros.

O projeto "Expedições pelo Mundo da Cultura – Box II" é uma realização do Sesi Paraná viabilizada por meio da Programa Nacional de Incentivo à Cultura com patrocínio das empresas Volvo e Klabin.

Sobre "Expedições pelo Mundo da Cultura":
"Expedições pelo Mundo da Cultura" era um programa de estudos e debates com a orientação do professor José Monir Nasser sobre importantes obras literárias de âmbito internacional. O objetivo dos encontros era de aprofundar o olhar do leitor, ampliando seu posicionamento crítico e, com isso, contribuindo com o desenvolvimento de seu capital intelectual. Ao todo, foram mais de 90 encontros ministrados pelo Prof. Monir em diversas cidades do Paraná. As aulas eram gravadas, em sua maioria, pelos próprios alunos, para que pudessem registrar os conhecimentos acerca da literatura que o ministrante compartilhava.

O projeto se encerrou em 2010, em vista de problemas de saúde do professor, mas para dar continuidade à ação, em 2011, o Sesi Paraná comprou 10 transcrições das gravações dos encontros. Em 2014, após o falecimento do Prof. Monir, foram publicados 1.000 exemplares da primeira coleção de "Expedições pelo Mundo da Cultura" , contendo 10 obras interpretadas em cinco livros, e distribuídas gratuitamente .

Sobre Paulo Briguet
Escritor e jornalista. Mora desde 1989 em Londrina. Trabalhou em diversos jornais, revistas e assessorias. Assina a coluna diária Avenida Paraná, na Folha de Londrina. Publicou três livros de crônicas: Diário de Moby Dick (1995, em parceria com o pai, Paulo Lourenço), Repórter das Coisas (2003) e Aos Meus Sete Leitores (2010). Atualmente é curador e apresentador do projeto Clube do Livro, na ACIL.

Sobre o professor José Monir Nasser (1957-2013)
Economista, escritor, editor e pintor, fundou a empresa de consultoria AVIA Internacional e a Tríade Editora. Foi consultor de estratégias em inúmeras organizações de porte nacional e consultor de desenvolvimento regional. Escreveu "A Economia do Mais" e "O Brasil que Deu Certo, ambos pela Tríade Editora.

Programação de palestras com Paulo Briguet em Londrina:

Palestras 1 e 2: AS COINCIDÊNCIAS DOS LIVROS
(Ibsen e Jakob Wasserman)
5 de dezembro (terça-feira), às 19h30

Palestras 3 e 4: OS HERÓIS DOS LIVROS
(Machado e Dostoiévski)
6 de dezembro (quarta-feira), às 19h30

Palestras 5 e 6: O TRIBUNAL DOS LIVROS
(Franz Kafka e Boécio)
12 de dezembro (terça-feira), às 19h30

Palestras 7 e 8: A FELICIDADE DOS LIVROS
(Santo Agostinho e Bento XVI)
13 de dezembro (quarta-feira), às 19h30

ENTRADA FRANCA
Local: Centro Paroquial São Vicente de Paulo — Avenida Madre Leônia Milito, 545