Imagem ilustrativa da imagem Dez livros que arruinaram o mundo
| Foto: Shutterstock



CRIME SEM CASTIGO. A história de um país onde os bandidos são idolatrados e contam com inúmeros benefícios para a redução de suas penas. Nesta curiosa nação garantista, onde uma pessoa morre a cada nove minutos, o mais conhecido meliante apresenta-se como campeão da honestidade e salvador da pátria.

GUERRA À PAZ. Romance baseado em fatos reais. Um pequeno grupo de iluminados decide que os mais variados grupos sociais — pobres e ricos, homens e mulheres, negros e brancos, jovens e velhos, heterossexuais e homossexuais, empresários e trabalhadores — devem guerrear uns com os outros até que a morte os separe. Subtítulo: "A luta de classes universal".

PAIS CONTRA FILHOS. Também inspirado em fatos reais, este romance mostra o conflito bélico que tem como objetivo central destruir a família.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE CUBA. Narrativa de realismo fantástico em que um pedaço do inferno é apresentado como ilha paradisíaca. Subtítulo: "Os paredões não têm ouvidos".

ARQUIPÉLAGO LULA. Novela surrealista em que um homem nega sistematicamente ser proprietário de um sítio milionário e de um apartamento de luxo, mas acredita fervorosamente ser proprietário de uma nação.

POR QUEM O SOROS COBRA. Antologia de contos de terror em que um bilionário metacapitalista financia grupos esquerdistas em todo o planeta, com as finalidades de reduzir a população mundial (via aborto e drogas), acabar com a liberdade de expressão, sufocar o livre mercado e garantir lucros interplanetários para sempre.

DOUTOR DIVAGO. A trajetória de um acadêmico cuja vida consiste em manter-se à distância de qualquer vínculo com a realidade, enquanto faz greve e garante seu alto salário com estabilidade vitalícia no emprego.

CEM ANOS DE COMISSÃO. A história da aliança indissolúvel entre uma elite política e econômica, homiziada numa cidade-pesadelo, que mantém domínio sobre 200 milhões de pagadores de impostos. Subtítulo: "O país do faturo" (apud Millôr).

EM BUSCA DO MURO PERDIDO. Ensaio antropológico sobre uma tribo que utiliza vestimentas vermelhas e tenta reconstruir a cortina de ferro debaixo da linha do Equador. Subtítulo: "Caindo de Maduro".

MANIFESTO ABORTISTA. Texto revolucionário que fomenta a destruição de seres humanos no ventre das próprias mães, mesmo contra a vontade da maioria esmagadora da população.

OS NOIVXS. Drama de um casal apaixonado — uma mulher e um homem — que tenta esconder a própria identidade sexual para formar uma família opressora e patriarcal.

Alguém pode estranhar:

— Ué, não eram dez livros? Eu contei onze.

De fato, eram apenas dez. Mas é que esse tipo de coisa se reproduz com uma velocidade assombrosa, meu amigo.