Imagem ilustrativa da imagem Complexo de vira-laico
| Foto: AFP/Juan Mabromata



Que falta faz um Nelson Rodrigues. Nos anos 50, ele identificou um sério problema psicológico nacional: o complexo de vira-lata. Agora, as classes falantes brasileiras sofrem do complexo de vira-laico — outro nome para a tentativa de eliminar a espiritualidade do mundo. Deus, para os vira-laicos, é assunto para ser tratado entre quatro paredes, de preferência no escuro e em silêncio.
Cartolas olímpicos criticaram Neymar, grande herói do ouro no futebol, por ter utilizado uma faixa com a inscrição "100% Jesus" durante a cerimônia de entrega das medalhas no Maracanã. Felizmente, não está prevista nenhuma punição a Neymar pelo que os dirigentes chamaram de "deslize". Haverá "apenas" uma carta de advertência. Espero que não haja também uma cartinha ao Usain Bolt, por ter feito o sinal da cruz e beijado a medalha de Nossa Senhora, nem ao goleiro Weverton por ter dito: "Deus colocou essa geração aqui para fazer história".
Tenho uma opinião diametralmente oposta. Para mim, Neymar deveria continuar manifestando a sua fé religiosa, especialmente nos momentos de glória. Muitos cristãos, mundo afora, parecem ter vergonha da própria fé, o que acaba reforçando a visão falsa do cristianismo como uma religião de "bonzinhos", tíbios, pusilânimes e derrotistas. Ora, quem tem o mínimo de conhecimento dos Evangelhos sabe que a fé cristã não é nada disso. A mensagem de Jesus aceita o sofrimento como forma de alcançar a plena alegria. Padecemos para triunfar. Se for preciso, expulsamos os vendilhões do Templo a chicotadas. Oferecemos a outra face somente quando deve ser exposta a natureza absurda do mal.
Os vira-laicos apontam a "hipocrisia" dos cristãos que defendem a guerra. Mais uma vez, temos uma noção equivocada da mensagem de Cristo. Quando C. S. Lewis dava palestras para os jovens britânicos que iriam combater Hitler — reunidas no livro "Cristianismo Puro e Simples" — e os santos católicos abençoavam os cruzados que partiam para Jerusalém, estavam apenas seguindo as palavras de Jesus: "Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas a espada" (Mt 10,34).
Os vira-laicos, no entanto, se espalham como virose pelas redes sociais. Daqui a pouco já vai ter militante defendendo que o Brasil devolva as medalhas por causa da faixa de Neymar e das continências dos atletas militares. Sem saber, os vira-laicos nada mais fazem do que cumprir as palavras de Jesus no Sermão da Montanha: "Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim". (Mt 5,11)

*******
Tenho um pouco de vergonha, mas devo confessar uma coisa a vocês, meus sete leitores: quando jovem, eu sonhava em ser ator. Desisti porque sou muito feio para a profissão. No entanto, nesta quarta-feira (24), eu farei uma pequena participação no primeiro espetáculo cênico do Teatro Mãe de Deus. Se não for pedir muito, rezem por mim!


Fale com o colunista: [email protected]