Imagem ilustrativa da imagem Com a interrogação na alma
| Foto: Shutterstock



1. QUÊ? Antigamente as madrugadas pareciam mais longas. O sol demorava uma eternidade para aparecer nas noites da minha adolescência. Mais do que isso: de maneira geral, o tempo andava muito mais devagar. Quando eu fazia colegial (hoje ensino médio), as aulas terminavam às 12h35. Lembro-me como demorava para tocar o sinal da última aula. Havia um século até que o relógio marcasse 12h35. Hoje em dia, mal acabo de tomar o café da manhã e já são duas da tarde.

2. QUEM? As noites de sábado eram especialmente compridas; cabia uma Divina Comédia nelas! Eu saía com os amigos para tomar cerveja, ficávamos até que o garçom nos expulsasse do bar — e mesmo assim eu chegava em casa antes das três. Meus pais já estavam dormindo, mas eu não tinha sono. Ligava a TV para ver o Goulart de Andrade no programa "Plantão da Madrugada". O velho repórter, que nos deliciava com suas jornadas pelo submundo paulistano, morreu nesta terça-feira (23), aos 83 anos. Posso dizer que perdi um amigo de adolescência.

3. QUANDO? Parece que nesta semana Deus estava querendo levar embora os bons repórteres. Geneton Moraes Neto partiu na segunda-feira, um dia antes do velho Goulart. Tinha apenas 60 anos. Quando Deus criou Geneton, colocou um ponto de interrogação dentro da alma dele. Nasceu um entrevistador inigualável: seus diálogos com Paulo Francis, Paul Johnson e, mais recentemente, Martim Vasques da Cunha são antológicos. Belo também foi o trabalho sobre a Copa de 1950, que resultou no livro "Dossiê 50 — Anatomia de uma derrota".

4. ONDE? Dias atrás falei sobre as três principais cidades da nossa civilização: Atenas, Jerusalém e Roma. Mas também há Viena, cidade onde surgiram a psicanálise (Freud, Adler e Frankl) e a escola austríaca de economia (Mises e Hayek). A propósito, dá orgulho saber que o atual presidente da Acil cita Mises em seus artigos.

5. COMO? Cientistas brasileiros anunciaram que células cancerígenas expostas à Quinta Sinfonia de Beethoven perderam tamanho ou morreram. Por enquanto, são apenas testes preliminares de laboratório, mas eu sugiro que os nossos cientistas também façam testes com Bach, Mozart, Handel, Vivaldi, Haydn e Villa-Lobos. Música é vida.

6. POR QUÊ? "O homem que não sabe sorrir não deve abrir uma loja", diz um ditado chinês. O mesmo vale para a fundação de cidades. Desconfio que o segredo do sucesso de Londrina é a nossa capacidade de acolher as pessoas. Desde que aqui cheguei, há quase 30 anos, nunca me senti um forasteiro.

7. COMO ASSIM?... O apóstolo Natanael, também conhecido como Bartolomeu, a quem citei na crônica de ontem, foi escondido quando bebê debaixo das folhas de uma figueira, para não ser morto por Herodes. Por isso Natanael ficou tão encantado quando Jesus lhe disse: "Eu te vi debaixo da figueira". Ontem foi Dia de São Bartolomeu — e eu nem sabia.

Fale com o colunista: [email protected]