Imagem ilustrativa da imagem Carlos, o professor
| Foto: Paulo Briguet


O professor londrinense Carlos Nadalim recebeu nesta quarta-feira (21) o diploma de finalista do Prêmio Darcy Ribeiro, concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A cerimônia de entrega do diploma foi realizada na Sala José Monir Nasser, na Acil, e contou com a participação do deputado federal Diego Garcia (PHS-PR), que indicou Nadalim ao prêmio, e do presidente da Acil, Cláudio Tedeschi.

Nadalim foi homenageado pela qualidade do seu trabalho com alfabetização de crianças. Por meio do curso online "Ensine seus filhos a ler — Pré-Alfabetização", do livro "As cinco etapas para alfabetizar seus filhos em casa — O guia definitivo" e do blog "Como educar seus filhos", o professor orientou a alfabetização de milhares de crianças brasileiras dentro do ambiente familiar. Por experiência própria, sei que a coisa funciona: graças aos métodos do Carlos, meu filho aprendeu a ler com 3 anos. Só espero que ele não vire cronista!

Na "Pátria Educadora" do PT e de Paulo Freire, onde muitos chegam à idade universitária como analfabetos funcionais, o trabalho de Carlos Nadalim representa, ao mesmo tempo, uma esperança e uma responsabilidade. A esperança de que o Brasil venha a viver dias melhores na sua educação básica; a responsabilidade de estender trabalhos desta qualidade ao maior número possível de famílias.

Durante o 2º Encontro de Escritores Brasileiros na Virgínia, promovido em novembro de 2015 pelo filósofo Olavo de Carvalho, Carlos apresentou os resultados dos seus trabalhos de pesquisa na área de alfabetização. Na ocasião, Olavo sentenciou: "O trabalho desenvolvido pelo Carlos Nadalim é fundamental para o resgate da alta cultura e da inteligência brasileira".

O método de Carlos Nadalim tem como ponto de partida a noção de que os valores fonológicos (os sons das letras) são o caminho mais rápido e seguro para o aprendizado da leitura. Isso tem um valor incalculável para a sociedade.

O professor Fernando Capovilla, uma das grandes autoridades em alfabetização no País, alerta: "O Brasil é um dos recordistas mundiais em incompetência de leitura e escrita. É como se fôssemos um país de disléxicos! As crianças não aprendem porque não estão sendo ensinadas adequadamente". Capovilla vê no trabalho de Carlos uma das saídas para esse quadro desolador, e tece grandes elogios ao mais recente trabalho do professor londrinense: o livro infantil "Linha, agulha, costura: canção, brincadeira, leitura", feito em parceria com o ator e contador de histórias Francisco Marques (o Chico dos Bonecos) e o músico Estêvão Marques. A obra consiste em um livro e um CD com canções, jogos de linguagem e ilustrações que auxiliam no aprendizado da leitura. Também foi aprovado aqui em casa!

"Uma sociedade não pode ser rica antes de ser inteligente", dizia o saudoso professor José Monir Nasser (1957-2013). Não foi por acaso que a homenagem a Carlos Nadalim aconteceu na sala que leva o nome do grande mestre.