Imagem ilustrativa da imagem Camisa rasgada
| Foto: Shutterstock



Quando o padre Rafael entrou na missa, todos notaram que ele levava alguma coisa nas mãos. Só descobrimos o que era no momento da homilia.

Depois da leitura do Evangelho, o padre trouxe consigo o tal objeto e disse:

— Nesta semana, durante a higienização das roupas que foram doadas aos pobres pelos nossos paroquianos, as funcionárias encontraram esta camiseta rasgada. Imediatamente eu pedi para ficar com ela. É a inspiração da minha homilia de hoje.

Então o padre nos perguntou:

— Que motivo leva alguém a doar uma roupa velha e rasgada aos pobres? O que faz essa pessoa acreditar que está realizando uma boa ação?

O silêncio das pessoas enquanto o padre fazia essas perguntas foi absoluto. Parecia-me ouvir o exame de consciência de cada um naquele instante. Ao final da homilia, retumbou um grande aplauso entre os fiéis.

A camiseta rasgada é o símbolo de nossa falta de caridade. Mais uma vez, lembrei-me da frase do Upanishad: "Tat tvam asi". Você é isso. Todos os dias, nós falhamos ao doar farrapos àqueles que necessitariam do inconsútil. Oferecemos migalhas a quem pede o alimento verdadeiro. Damos água salobra a quem precisa matar a sede. Estendemos a mão só para recolhê-la no instante seguinte. Emprestamos o guarda-chuva quando o tempo está bom e o tomamos de volta quando começa a chover.

Não se trata de exigir perfeição de ninguém. Quem gosta de exigir que as pessoas sejam perfeitas é o diabo. O ponto aqui é saber se estamos realmente envolvidos naquilo que fazemos, naquilo que ofertamos ao mundo. O cerne de nossos atos está na intenção — no coração.

Você, cronista de sete leitores, está escrevendo com o coração nas mãos?

Você, professor, está dando uma aula que amplie o horizonte intelectual de seus alunos?

Você, médico, está ajudando a aliviar a dor do mundo?

Você, engenheiro, está construindo uma obra com sólidos fundamentos?

Você, advogado, está defendendo a real justiça?

Você, homem público, está contribuindo para o bem da comunidade?

Você, jornalista, está procurando incessantemente a verdade dos fatos?

Você, artista, está pensando nas consequências que a sua obra pode ter na vida das pessoas?

Você, funcionário público, está realmente servindo as pessoas?

Você, religioso, está procurando as coisas de Deus, e não as coisas dos homens?

A verdade é que somos seres decaídos; portanto, doaremos muitas camisetas rasgadas aos nossos irmãos. Essa falibilidade faz parte da condição humana e tem um nome bíblico: pecado original.

Mais de mil pessoas estavam na igreja quando o padre nos mostrou a camiseta rasgada. Não duvido que naquele momento todos tenham pensado que poderiam ter sido os doadores daquele pedaço de pano. A consciência do pecado é o pressuposto para despertar a misericórdia de Deus; ignorá-lo é correr o risco de ouvir, no dia do julgamento:

"— Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes." (Mt 25, 41-43)