Roberto Campos (1917-2001) completaria 100 anos na última segunda-feira. O economista, diplomata, político e professor cuiabano foi um dos mais incansáveis e brilhantes defensores do liberalismo econômico no Brasil. Entre as suas qualidades, estava a de dizer a verdade sem se preocupar com os aplausos da plateia. Os inimigos o apelidaram de "Bob Fields", numa tentativa de difamá-lo como lacaio de interesses estrangeiros. No entanto, o tempo provou que os verdadeiros entreguistas estavam entre aqueles que o criticavam. Para quem deseja conhecer melhor a história político-econômica do Brasil nos últimos 60 anos, recomendo fortemente a leitura da autobiografia "Lanterna na Popa". Além de tudo que pensou e fez para o Brasil, Roberto Campos deixou-nos um tesouro inusitado, as suas frases marcadas pela combinação entre lucidez, ironia e profecia. Eis algumas:

"O bem que o Estado pode fazer é limitado; o mal, infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar."

"A diferença entre a empresa privada e a empresa pública é que aquela é controlada pelo governo, e esta por ninguém."

"Nossas esquerdas não gostam dos pobres. Gostam mesmo é dos funcionários públicos. São estes que, gozando de estabilidade, fazem greves, votam no Lula, pagam contribuição para a CUT. Os pobres não fazem nada disso. São uns chatos..."

Imagem ilustrativa da imagem Bob Fields tinha razão
| Foto: Acervo do Senado Federal



"Os dois monstros gêmeos, o comunismo e o nazismo, têm vocação genocida. Naquele, o genocídio de classe; neste, o genocídio de raça."

"A Res Publica se transformou em Cosa Nostra."

"Os artistas brasileiros são socialistas nos dedos ou na voz, mas invariavelmente capitalistas nos bolsos."

"Em 1988, o Brasil aprovou uma Constituição com direitos suíços e recursos moçambicanos."

"O PT é um partido de trabalhadores que não trabalham, estudantes que não estudam e intelectuais que não pensam."

"Fui um bom profeta. Pelo menos, melhor que Marx. Ele previra o colapso do capitalismo; eu previ o contrário, o fracasso do socialismo."

"Segundo Marx, para acabar com os males do mundo, bastava distribuir. Foi fatal. Os socialistas nunca mais entenderam a escassez."

"É divertidíssima a esquizofrenia de nossos artistas e intelectuais de esquerda: admiram o socialismo de Fidel Castro, mas adoram também três coisas que só o capitalismo sabe dar – bons cachês em moeda forte, ausência de censura e consumismo burguês. São os filhos de Marx numa transa adúltera com a Coca-Cola."

"Comparados ao carniceiro profissional do Caribe, os militares brasileiros parecem escoteiros destreinados apartando um conflito de subúrbio."

"A violência comunista não foi mera aberração da psique eslava, mas sim algo diabolicamente inerente à engenharia social marxista, que, querendo reformar o homem pela força, transforma os dissidentes primeiro em inimigos, e depois em vítimas."

"Cometi o único pecado que a política não perdoa: dizer a verdade antes do tempo."