Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
A administradora Rodriany F. da Silva e o contabilista e advogado Heitor Orthmeyer Massarutti casam-se amanhã na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Londrina. Ela é filha de Edina da Silva Ferreira e de José C. da Silva; ele é filho de Neusa O. Massarutti e do professor João Massarutti. A lua de mel será em praias do Nordeste brasileiro
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
No evento social ‘High Tea’, que aconteceu na semana passada, no Buffet Planalto, em benefício da Guarda Mirim de Londrina e do Meprovi, as presenças de Bárbara Abujmara e sua amiga Aline Vianna, jovem advogada londrinense
Sábado na Aliança

A Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná será palco, sábado próximo, de palestras promovidas pelo Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior. Com apoio do Sicoob e da Takashi Tur. O advogado Masato Ninomiya, presidente do Ciate, falará sobre ‘‘Novo sistema de controle de permanência no Japão’’; Reimei Yoshioka, presidente da Niatre, abordará o tema ‘‘Retorno dos trabalhadores brasileiros - novos desafios’’; e Belara Giraldelo, gerente do INSS de São Paulo, falará sobre ‘‘Procedimentos para aposentadoria conforme o acordo previdenciário Brasil-Japão’’. A partir das 14 horas, na Rua Paranaguá 1.782. A entrada é franqueada a todos os interessados.

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
Dentro de 60 dias
A oferta e a qualidade do ensino médio são um desafio no nosso mundo, mais particularmente no Brasil, diz o professor Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação. Afirmou ele que um dos avanços que o país teve no ensino médio foi a migração significativa dos estudantes do ensino noturno para o diurno. Disse isso durante palestra para os integrantes da Frente Parlamentar de Educação do Congresso Nacional, presidida pelo deputado federal Alex Canziani, com ele na foto. O Inep deverá apresentar estudo sobre as mudanças no ensino médio dentro de no máximo 60 dias. Entre as propostas, o principal: enxugar o currículo e implantar o ensino médio em período integral
Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
No Londrina Golf Club
Pela terceira vez o médico e golfista Ricardo Nakamura, de Londrina, obteve o hole-in-one, aquele lance de golfe que, em uma tacada única, de longa distância, o jogador coloca a bola no cobiçado buraquinho do campo. E quem consegue tem que comemorar patrocinando um torneio. E foi o que ocorreu com Nakamura, dia 23 último, no Londrina Golf Club. Lá estiveram cerca de 80 jogadores da região de Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Jorge Montesi foi o vencedor, conquistando o troféu de Best Gross (melhor jogador). Na categoria 14,1, o vencedor foi o golfista Jorge Yoshida, o rei da fruta no Ceasa. Tales Nunes ficou em segundo lugar e Milton Takemura em terceiro. Julio Higashi ganhou a categoria 14,2, seguido de Roberto Hayacibara e de João Itimura. Na categoria 22,2, ganhou Adalberto Fonsati, com Bernad Neukirchner em segundo lugar e Suzy Komatsu, em terceiro. No final do torneio, a confraternização, com Ricardo Nakamura recebendo abraços de todos. Está na foto com a esposa Cacilda, que é médica, as filhas Daniela e Giseler e Jorge Montesi, o melhor jogador do seu torneio
Barcos e motores

A Gold Fish promoverá, de sexta-feira a domingo, o superfeirão de barcos e motores, apresentando grandes marcas com preços de fábrica. A nova e bela loja de Glauco Bordignon e de Edson Bordignon tem recebido clientela de toda a região e vem sendo muito elogiada. Sobretudo pelo atendimento e pela assistência técnica multimarcas.


Senhoras em Paranavaí

Grande Encontro Estadual de Senhoras Nipo-Brasileiras acontecerá domingo vindouro em Paranavaí, onde são esperadas mais de 800 pessoas. Será na sede da Sociedade Cultural e Esportiva daquela cidade.

Imagem ilustrativa da imagem SOCIEDADE Londrina - Oswaldo Militão
A Escola Municipal Padre Antonio Lock, de Cornélio Procópio, está muito orgulhosa de seus alunos e professores. Três de seus estudantes foram vencedores em dois concursos. Maria Flávia Rodrigues do Amaral, do 4º ano, ganhou o primeiro lugar do concurso de desenho do Dia Nacional do Campo Limpo. Agora irá participar da etapa nacional. O aluno Lucas Antonio das Neves Mantovani ficou em terceiro lugar no mesmo concurso. Os dois foram orientados pela professora Juliane Rodrigues Amaro. A estudante Yasmin Luanni Oliveira Martins foi selecionada para tomar parte na etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa, na categoria Poema. Foi orientada pela professora Maria Cristina da Cruz Gonçalves. Estão na foto, Rodolfo AlBino, coordenador do concurso Campo Limpo, Izabel Cristina de Macedo, diretora da Escola Padre Antonio Lock, Juliane Rodrigues Amaro, a professora Sandra Calandro Lopes, a aluna Maria Flávia Amaral e sua mãe Jacqueline Rodrigues Amaral
O espelho quebrado

Sabem aquela história antiga de que ‘‘comer manga e tomar leite ou vice-versa faz mal’’, pois os patrões do Brasil Colonial diziam a mesma coisa a seus empregados sobre os espelhos que tinham em suas casas e custavam caros. ‘‘Cuidado, não quebrem os espelhos, pois quem fizer isso terá sete anos de grande azar’’. Os empregados evitavam até de passar perto deles. O espelho quebrado é um dos textos da matéria sobre superstições que está na capa da revista História Viva, da editora Duetto, já nas bancas da cidade.  Muitas pessoas no Brasil dizem que gato preto dá azar. Na França, afirmam que dão sorte, quando passam em sua frente.
  E bater na madeira? Espanta os males? Os que dizem sim, afirmam que a madeira tem que ser pura, isto é, sem pintura ou verniz e de preferência de forma arredondada.
  Derrubar sal na mesa é sinal de sáude? Deve ser, pois sinal de doença futura é comer muito desse produto marítimo, que faz a pressão subir e agride de maneira violenta os rins. Mas comida sem sal deixa qualquer prato sem graça e a pessoa sem apetite.





Dizem que a oferta por uma famosa churrascaria de Londrina foi de R$ 3,3 milhões. Observadores acham que por 4 milhões o martelo será batido.




Uma nova escola (bilíngue) estaria sendo planejada, com todos os cuidados, para ser aberta ainda em novembro, na cidade. O que é ótimo.

‘Quero minha bicicleta’

As lojas de artigos infantis do Armazém da Moda estão se preparando para o concurso cultural ‘‘Eu quero minha bicicleta’’, que festejará o Dia da Criança durante todo o mês de outubro. Os cupons estarão disponíveis do dia 1º até 29 do próximo mês. Os participantes deverão elaborar frases contendo as palavras ‘‘Armazém da Moda’’ e ‘‘Crianças’’. As mais criativas serão premiadas. Serão dezenas de bicicletas. O resultado será divulgado no dia 31 de outubro.

Cônsul do Japão veio a Londrina

O cônsul-geral do Japão em Curitiba, diplomata Noboru Yamaguchi, veio a Londrina para a comemoração dos 57 anos de vida da Acel, essa importante entidade da colônia nipo-brasileira local. O atual presidente é o jovem Roberto Takeda. Por ali já passaram grandes nomes da colônia. O cônsul Noboru atende também Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Há consulados japoneses em São Paulo e em Belém do Pará, onde a colônia também é grande.




Sábado próximo haverá uma grande reunião na Acel, a partir das 19h30, convocada pelo presidente Roberto Takeda. Do que vão tratar, não foi revelado.




Ana Paula Tamy Maeda, do departamento financeiro do Banco Sicredi, muito elogiada por colegas de trabalho e amigos.