Diferença entre as duas mídias

Na escolha para a reportagem de capa na revista Veja, vale muito mais a voz do repórter, de contar a história, do que um relato cheio de aspas. Quem dá o fio condutor da narrativa é o repórter. E quanto melhor ele for, mais gostosa fica a matéria. Em televisão é o contrário: conte a história pela boca de outros, isto é, sem a narração do repórter. Eis a diferença da mídia impressa e da mídia de televisão. Quem diz isso é o jornalista Adriano Silva, que foi diretor do programa Fantástico, da rede Globo, em entrevista a Augusto Nunes, pela Jovem Pan. Ele está lançando livro a respeito, que recomendamos a todos os alunos de Jornalismo.




23 de Setembro, Dia do Radialista. Aquele abraço a todos eles! "Ser radialista sempre foi uma cachaça", dizem quase todos os profissionais do Rádio.




O evento Rural Corre será realizado dia 12 de outubro no Parque Ney Braga. As inscrições continuam abertas.




O professor José Eduardo de Siqueira, coordenador do curso de medicina da PUC-Londrina, participará de 26 a 29 próximos, do XII Congresso Brasileiro de Bioética, onde fará conferência sobre Cuidados Paliativos, uma área da medicina que tem grande importância no momento, sobretudo porque estamos presenciando uma acentuada mudança na curva demográfica no Brasil.




A posse oficial da nova presidente da Associação Médica de Londrina, Beatriz Emi Tamura, será no próximo dia 20 de outubro, no buffet Villa Planalto. Comemorando o Dia do Médico e também os 50 anos da Associação Médica de Londrina.

Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Rodolfo dois mais um/divulgação
A advogada Bárbara Campana e o engenheiro agrônomo Afonso Seiti Okuyama casaram-se em cerimônia realizada no Buffet Moress Fazenda, que foi decorado por Bento Pierolli. O elegante enlace matrimonial foi animado pela Banda Castellamare. Márcia Cipolla criou o vestido da bonita noiva. Eliane Freitas e Charlene Reis cuidaram de todos os detalhes do elogiado casamento
Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Divulgação
Mata dos Godoy e Londrina
Entidades representativas da Sociedade Civil Organizada, decidiram se unir para buscar solução ao impasse criado para a definição da chamada "zona do amortecimento" da Mata dos Godoy, após liminar concedida pela Justiça, à medida judicial impetrada pela ONG Mae, que suspendeu os efeitos da portaria 160 de 2016. "Isso tem emperrado o desenvolvimento da cidade", disse o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, ao abrir a reunião realizada nesta semana, no recinto Milton Alcover, com a presença do presidente do IAP, Luiz Tarcisio Pinto; o chefe regional do IAP, Ronaldo Deber Siena; o diretor jurídico do IAP, Luciano Marquezini e o deputado estadual Tiago Amaral, além de sócios e diretores da Rural, e representans da Acil, Sinduscon, Ceal, Sindicato Rural Patronal de Londrina e a secretária Roberta Queiroz, do Meio Ambiente da cidade. E a pendência continua... A Sociedade Rural quer ajudar na solução do problema, do processo. Narciso Pissinati, presidente do Sindicato Rural Patronal declarou: "Precisamos de rapidez nessas definições, o quanto antes". Brandão e Pissinati estão com a razão. Londrina precisa resolver isso.



A internet no jornalismo brasileiro começou para valer em 1995. De lá para cá, uma grande revolução, mas a maioria do pessoal das redes comenta o que outros fazem, dizem, ou informam. Mas vale a mesma receita dada, há anos, para o jornalismo impresso: - "Repórter que não circula, perde o emprego". No caso, perdem seguidores.




E está surgindo o Etanol de Soja, numa parceria da empresa Caramuru com a Finep, na cidade de Sorriso, no Mato Grosso. Será o etanol hidratado da soja, por meio do seu resíduo. E vem também a lecitina de soja, de segunda geração.




Paulo Onishi planejando desde já suas cestas de frutas para homenagear professores, na data deles, em outubro vindouro. Bem lembrado pelo comandante da Casa Onishi. Professoras e professores merecem. Inclusive aqueles que já se aposentaram, mas que foram ótimos para muita gente.

Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Divulgação
A advogada Laurine D. Martins, sócia do escritório Hasegawa & Neto, é uma das especialistas que participaram da obra coletiva "Finanças sustentáveis e a responsabilidade socioambiental das instituições financeiras", lançada nessa semana, no Espaço da Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O livro reúne artigos de renomados nomes do direito ambiental do país. A advogada londrinense assina o artigo "O processo de inserção da variável socioambiental na análise do crédito".



O Governo Federal deverá começar, segunda-feira, a liberação de emendas parlamentares. Isto é, dinheiro para muita gente resolver problemas de seus municípios.




Rafael Barrueco Baxhix inaugurando seu restaurante no edifício São Paulo Towers. Trata-se do "Ouro Preto". Boa sorte e obrigado pelo convite.




Alexandre Luís Boaventura comemorará seu aniversário, na churrascaria Vento Sul, reunindo seus familiares para festejar a data.




O cantor e ótimo violonista Marquinhos Tete a Tete tem animado alguns dos jantares de casais na AREL. E sempre com sucesso. Aos domingos, ele se apresenta durante o almoço no Recanto Dá Licença.

Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Divulgação
Cidadão Honorário
O professor e dentista José Roberto Pinto, diretor da Clínica Odontológica da UEL, foi homenageado pela Câmara Municipal, que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário de Londrina, proposição do vereador Péricles Deliberador. O deputado estadual Tercílio Turini participou da cerimônia e destacou o trabalho do amigo, também conhecido como Zé Quequé. "É um apaixonado pela clínica odontológica. Convivemos juntos na área de saúde, durante meus mais de 30 anos como médico do HU e professor de Medicina da UEL. Pude acompanhar o empenho dele como docente de Odontologia, sempre correndo atrás de melhorias para garantir o ensino de qualidade aos alunos. É um dos principais batalhadores pela construção da nova clínica, que deve estar pronta em breve", ressaltou Tercílio, lembrando da articulação de ambos para assegurar os investimentos estaduais na sede da clínica odontológica no campus da UEL. O deputado Turini, José Roberto Pinto, o vereador Péricles Deliberador e Mário Takahashi, presidente da Câmara Municipal, estão na foto.
Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Divulgação
Fernando Barros almoçando com amigos no restaurante Rodeio, contando sobre o aniversário de sua filha, no último dia 20, a bonita Gabriela Barros. Ela e seu namorado Felipe Jammes, na foto, são alunos do curso de Direito da Unopar. Fernando e Soraya Barros são os pais dela e Ana Maria Valle e o tenente coronel Ricardo Jammes, do Corpo de Bombeiros, são os pais dele. O ex-vereador Tito Valle é tio da garota que acaba de completar 21 anos e é ótima aluna.
Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Divulgação
Antonio Carlos Panichi e sua esposa, a doutora Edina Panichi, estiveram no Rio de Janeiro, onde ele foi participar, juntamente com os seus orientandos, do Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Aproveitaram para encontrar com o sobrinho de Pedro Nava, médico reumatologista doutor Joaquim Nava, e para entregar à família um exemplar do livro recentemente lançado por Edina, resultado do seu pós-doutorado realizado na Universidade Federal de Minas Gerais sobre a obra do memorialista. O encontro foi justamente numa quarta-feira, em restaurante do Catete, onde estava sendo exibido o jogo entre Londrina e Fluminense, direto do Estádio do Café. Joaquim Nava é torcedor do tricolor carioca e, inclusive, já foi conselheiro da agremiação e sofreu muito entre os londrinenses que lá estavam. Na foto, a partir da esquerda, o orientando José Francisco Quaresma, Antonio Carlos Panichi, Joaquim Nava, Ieda Nava, sua esposa, Edina Panichi e a orientanda Claudete Canezin.
Imagem ilustrativa da imagem Setembro dourado
| Foto: Divulgação
A Viação Garcia está engajada no "setembro dourado", uma campanha de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. Esta semana, a empresa participou de uma ação no Terminal Rodoviário de Londrina (foto), de conscientização do público, com a entrega de flyers de orientação sobre sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil, com a equipe da ONG viver. O ônibus que faz a linha Londrina-São Paulo está plotado com a imagem da menina Alice Barros, que em função da rapidez do diagnóstico, está curada. E no próximo dia 29 deste setembro, todas as passagens vendidas no trajeto Londrina-São Paulo terão 10% dos valores revertidos para a ONG Viver, que dá suporte a famílias de crianças e jovens, com câncer.