Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Associação Médica de Londrina: primeira mulher como presidenteA médica Beatriz Emi Tamura, especialista em acupuntura e medicina do trabalho, foi eleita presidente da Associação Médica de Londrina. É a primeira mulher a ocupar o cargo e sua gestão será de 2017 a 2020. A posse da doutora Beatriz está programada para o dia 20 de outubro, quando os profissionais da medicina comemoraram sua data oficial. Será durante jantar comemorativo no buffet Vila Planalto. Érica formou-se em medicina pela UEL. Nesse mesmo evento serão comemorados os 50 anos do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina. Um grande número de médicos da primeira turma da UEL deverá estar presente. A médica Beatriz Tamura foi eleita com 93% dos votos e sucederá ao ginecologista Antonio Caetano de Paula, que continuará nessa nova gestão como primeiro vice-presidente. A AML completará 76 anos em outubro próximo e os demais colegas de diretoria são os seguintes: Renato Mikio Moriya, como segundo vice-presidente; Ana Tereza Ramiro Muzio e Flávio Lucio Amaral, como secretária-geral e primeiro secretário; e Mário Machado Junior e Ligia Márcia Mário Martin, como tesoureiros. No pleito realizado no dia 31 de agosto, também foram escolhidos os integrantes do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética da AML.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A comunidade nipo-brasileira elegeu pelo 13º ano consecutivo o Super Muffato como a marca mais lembrada no segmento de supermercados em Londrina. O prêmio Top Nikkey foi entregue em cerimônia realizada no Buffet Planalto no último dia 5. O supervisor regional do Grupo Muffato, Valdecir de Oliveira (na foto) foi quem representou a rede nesse evento. "Gratidão, esse é o sentimento que está nos corações de toda a equipe do Super Muffato e uma honra receber mais uma vez o Top Nikkey, prêmio que simboliza o carinho, o respeito e a confiança que a ‘colônia’ sempre depositou em nossa marca", comentou Valdecir.

Medicina da PUC é avaliada pelo MEC

O professor José Eduardo de Siqueira, coordenador do curso de medicina da PUC em Londrina, está festejando a nova conquista, com a nota 4 que obteve do MEC, através da comissão que veio à cidade para fazer a avaliação oficial. A primeira turma se formará em julho do próximo ano. O professor José Eduardo comentou que trata-se de uma grande conquista para a cidade.
Brasileiro de Bioética

Entre os dias 26 e 29 vindouros, o professor José Eduardo de Siqueira participará do XII Congresso Brasileiro de Bioética, em que fará conferência sobre o tema "Cuidados Paliativos", uma área da medicina que tem enorme importância no momento, sobretudo porque estamos assistindo a uma acentuada mudança na curva demográfica no Brasil. O desafio será enorme, com uma população acima de 70 anos, em média, e com pessoas potencialmente portadoras de doenças crônico-degenerativas incuráveis que necessitam de cuidados que somente uma nova especialidade poderá oferecer, comentou o professor. E nesse congresso, a mesa de encerramento tratará do tema "O Brasil que queremos e o que não queremos". O professor Siqueira comporá a mesa de debates, juntamente com os cinco ex-presidentes da Sociedade Brasileira de Bioética.




O samba que diz "mulher indigesta merece um tijolo na testa", teve o nome do autor incluído na lista das "composições mais idiotas do País", feita por estudantes de Letras em uma faculdade do Rio de Janeiro. Bota idiota nisso.




Simpósio do Consumidor da OAB

Será realizado nesta quarta (14) e quinta (14), o VIII Simpósio do Direito do Consumidor, promovido pela OAB local, através de sua comissão especializada. O tema do Simpósio será "A defesa do consumidor em juízo: celeridade processual, mediação e arbitragem". As palestras serão a partir das 19 horas, nos dois dias. As inscrições estão abertas e poderão ser feitas na sede da Ordem em Londrina e nas salas da OAB no Fórum. O valor é de 60 reais para profissionais e 30 reais para os estudantes. Mais detalhes pelo telefone 3294-5900.




Nuno Cobra, ex-preparador físico do saudoso Ayrton Senna, foi detido pela Polícia em São Paulo, acusado por assédio sexual, em 2015, durante voo de Curitiba para a capital paulista. A mulher, que diz ser a vítima, cujo nome não foi divulgado, disse à Polícia que ele se aproveitou dela durante o voo, ao dizer quem era e propor-lhe alguns exercícios...




A opinião pública quer respostas sobre até que ponto Rodrigo Janot está envolvido com Marcelo Miller. Isso precisa ser esclarecido, e tem que ser agora. O comportamento do doutor Janot, no fim de semana, de tomar cerveja em boteco com o advogado de Miller e Joesley pegou bem. O povo passa a desconfiar de tudo e de todos.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Mauro Ticianelli, Prêmio Esso
Foi sepultado nesta segunda (11), no Parque das Allamandas, em Londrina, o jornalista Mauro Onivaldo Ticianelli, aos 77 anos, professor de direito, ex-diretor do Cesa, ex-vice-reitor da UEL, durante alguns meses, e também governador do distrito 4710 do Rotary, além de juiz classista da Justiça do Trabalho, onde fomos colegas de trabalho em juntas distintas. Antes de vir para Londrina, assumir o telejornalismo da TV Coroados, em 1964, Mauro era repórter do Diário do Paraná, onde um ano e meio antes conquistou, com sua reportagem sobre uma região paranaense, o Prêmio Esso de Reportagem. Mauro faleceu no Hospital Evangélico, onde esteve internado durante vários dias. Incentivado pelo professor Heber Soares Vargas, psiquiatra e mestre em medicina legal, Mauro acabou cursando direito pela UEL, onde foi colega de turma, por exemplo, de Ruy de Jesus Marçal Carneiro e de Alfons Gardemann. Mas como disse seu filho Maurinho Veltrini Ticianelli, juiz em Londrina, seu pai nunca deixou de ter paixão pelo jornalismo. Qualidade essa que demonstrou no trabalho com o qual ganhou o Prêmio Esso de reportagem. Que Deus o tenha e conforte sua família.



Um desafio para a cardiologia

O que comentavam, ontem, em uma roda que cuida de saúde, era a morte prematura do cardiologista Fernando Reiche, que faleceu aos 36 anos em Londrina. O laudo é que ele amanheceu sem vida. Mas o que chamou a atenção de todos é a informação (pelo menos oficiosa) de que teria feito todos os exames uma semana antes, para um check-up geral sobre seu coração! Se isso for confirmado, o que será que houve com esse jovem médico do Incor, que deixou uma esposa bem jovem e três filhos muito pequenos, três garotinhos? Juro que quando vi a foto deles com a mãe quase chorei. Fiquei emocionado, e por alguns segundos só pensei neles. Eu sei o que é ficar pequeno, menininho e sem o pai. Sei bem o que é isso. E fica a minha pergunta quanto ao valor real da tecnologia, que procura detectar futuros problemas com o coração! Esse órgão que é um amigão, mas que pode ser também um algoz, sem perguntar se era hora ou não de partir essa vida! Que Jesus, grande amigo da criançada, sempre ajude esta família e proteja esses três pequenos e a mãe deles.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Durante a solenidade de premiação do Top Nikkey 2017, as elogiadas presenças da Miss Nikkey Londrina, Amanda Taketa Moraes, Márcia Ariji, Jenniffer Kyama, Rozana Alves e a Miss Nikkey Paraná, Jackeline Akemi Homma. Na ocasião, Márcia e Rozana representaram a Hachimitsu, que foi a vencedora do prêmio como a doceria mais lembrada de Londrina.



Pesquisa revela que as mulheres da Espanha são muito mais respeitadas do que as de outros países. As matriarcas praticamente são mais responsáveis pelas famílias e cuidam com grande determinação de todos os detalhes dos filhos e também dos netos. E isso passa de mãe para filha. E sem qualquer preconceito masculino.