Sugestão para levar as pombas para as matas

O leitor Antonio Carlos, de Cambé, escreve para a Coluna, sugerindo o que observou em Campos do Jordão (SP), cidade que encontrou solução até não muito cara, para levar as pombas para as matas da cercania. Como no bosque central em Londrina, elas sujavam aquela cidade toda, inclusive o mercado na área central. A solução encontrada e que deu certo foi a seguinte: passaram a usar "pedra sanitária" pendurada em árvores e as pombas foram se afastando, e procuraram outros locais, como as matas. Mas é preciso também que a população colabore, não alimentando essas aves, para atraí-las novamente. Fica a sugestão, que achei muito boa e prática.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Em inesquecível viagem a Machu Picchu, no Peru, Vitor Rosa com a esposa Cidinha Gil e sua filha Gabriela. Uma aventura com muitas histórias interessantes. A família já pensa em um novo destino para as próximas férias.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Eles são amigos de longa data e têm em comum a fé, a paixão por Londrina e a disposição para se envolver em causas relacionadas ao progresso da região, demonstrada quando trabalharam juntos na Acil. Luiz Carlos Adati, presidente da Sercomtel, e Paulo Briguet, cronista honorário de Londrina, em abraço fraterno durante sessão solene de homenagem ao escritor na Câmara de Vereadores.



Rural Portrait

A diretora da Sociedade Rural do Paraná , Luly Barbero Turquino, informa que dia 28 de setembro, no showroom da A.Yoshii, será realizada a Mostra Fotográfica em homenagem às mulheres que ajudaram a construir os 71 anos da SRP. As fotos são de Ber Sardi. Um evento que, com certeza, levará grande e seleto público ao local.




O ex-vereador Gaúcho Tamarrado está cuidando de propriedades rurais no Mato Grosso e também trabalhando com o empresário Job Junior no lançamento de 100 chácaras à beira do rio Paranapanema, em uma bela região, que já chama a atenção de muitas pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto, visitou o HU neste mês de agosto. Ele veio para conhecer as obras em andamento, com financiamento do Estado. Entre elas, a unidade masculina, as obras das UTIs e da nova maternidade. Junto com o secretário estavam os deputados estaduais Cobra Repórter e Tiago Amaral. Durante a visita, o secretário garantiu a liberação de verba para mais uma obra para o Hospital Universitário – a ampliação do Pronto-socorro e implantação da unidade cardiovascular. Na ocasião, Caputo recebeu da direção do hospital o certificado amigo do HU, pelo apoio que tem dado à principal unidade de saúde da região. "Sem Michele na direção da Sesa, o HU não teria conseguido essas obras, destacou a superintendente Beth Ursi, na foto ao lado do homenageado"
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Clima de comemoração no Instituto de Doenças do Coração de Londrina. No mês em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, três cardiologistas do InCor também fazem aniversário. São eles: Roberto Queiroz, Rafaela Ruzon e Icanor Ribeiro. Fazem questão de comemorar o bem mais precioso - a vida. Desejam saúde para todos.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Entre os dias 9 e 11 de agosto, as professoras Rubia Renata das Neves Gonzaga, Adriana Haruyoshi Biason, Eliane Aparecida Candotti, a doutora Sandra Regina Ferreira de Oliveira (do departamento de Educação da UEL que é orientadora deste grupo) e o professor Rafael Nascimento, participaram da XVI Jornadas Interscuelas no Centro de Estudos Históricos da Faculdade de Humanidades, da Universidade Nacional de Mar del Plata, na Argentina. Os docentes representaram a Secretaria Municipal de Educação de Londrina no evento, onde foram apresentadas práticas relacionadas ao ensino de história por meio do Projeto Conhecer Londrina, dos projetos de História e Geografia e dos estudos das cidades, realizados nas escolas da rede municipal. Trabalhos envolvendo aspectos da história e memória local, valorização do patrimônio, formação continuada de professores foram divulgados junto às experiências de diferentes universidades da América Latina. O Projeto Conhecer, que foi criado em 1990, hoje conta com colaboradores ilustres, como o Museu Histórico de Londrina, Laboratório dos Anos Iniciais da UEL, entre outros. Estas experiências serão novamente apresentadas no Educere - Congresso Nacional de Educação, que vai até quinta-feira, na PUC de Curitiba.



A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) vai realizar, a partir de 30 de outubro, curso de pós-graduação com especialização em ciência política e desenvolvimento estratégico. O curso em convênio com a Unifil terá mestres de Londrina e da Escola Superior de Guerra. Os alunos também farão visitas ao Inpe em São Paulo, Arsenal de Guerra da Marinha, Base Aérea de Santa Cruz e Usina Nuclear de Angra. As aulas serão realizadas, de segunda a quarta-feira, no quartel do Corpo de Bombeiros. Ivan Kloc Filho, representante da Adesg em Londrina, informa que as inscrições podem ser feitas na sede da associação , na av. Paraná, 427, 8º andar, sala 805, ou pelo telefone 3347-5000.




A Fundação Tamarozzi promove, a partir de 15 de setembro, curso destinado a familiares e dependentes químicos acima de 16 anos. O evento terá duração de três dias. Mais informações na rua Almeida Garret, 115, ou pelo telefone 99993-9231




A cerveja Tchirs, fabricada em Rolândia, já está fazendo sucesso. Podem traduzir o nome para "Brindando". Ou "Tim tim". É do empresário Nilson Oliveira, que foi diretor executivo da Ambev.




Para apoiar o MC Dia Feliz na região de Londrina, a Viação Garcia realizou várias ações em prol da iniciativa. Alguns ônibus da frota foram plotados com a cara da campanha, nas rotas de Londrina–São Paulo, daqui para Curitiba e de Maringá para capital paulista. Na última sexta-feira de setembro, 10% das vendas de passagens da linha de Londrina para São Paulo serão revertidos em doação para a ONG Viver. Uma equipe de voluntários da ONG foi até a garagem para a venda de tíquetes do Big Mac e ônibus da companhia também participaram da carreata do evento no último sábado. Segundo Estefano Boiko Junior, vice-presidente do grupo GBS, apadrinhar um evento importante como este em prol da cura do câncer é uma satisfação muito grande .




De acordo com informações extraoficiais, três presidiários estão cursando letras na UEL. Eles prestaram vestibular com autorização do juiz, já que obtiveram progressão de pena para o semiaberto, passaram no exame e agora são universitários. No entanto, se faltarem as aulas podem perder a progressão. Tomara que consigam se formar e mudar totalmente o rumo das suas vidas.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O empreendedor Carlos Henrique Araújo, à frente da franquia londrinense Seu Churros, comemora os resultados que a marca vem conquistando país afora. Durante evento realizado no Boulevard Shopping, dias atrás, inaugurou o terceiro truck próprio do Seu Churros. Ele e a esposa Thais Macarini (na foto), participaram recentemente da maior feira do setor de franquias, a ABF Franchising, em São Paulo.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A Associação Odontológica do Norte do Paraná iniciou Grupo de Estudos Multidisciplinar em Odontologia com objetivo de discutir situações clínicas e pesquisas científicas para a comunidade odontológica. Os encontros são mensais. O próximo está marcado para o dia 4 de setembro, com palestra ministrada pelo professor Paulino Kakuno (foto), que discutirá o papel da ortopedia facial no tratamento precoce da maloclusão dentária. Todos os dentistas estão convidados a participar do grupo.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Na semana passada, a Triunfo Econorte e o Instituto Triunfo realizaram a exposição Brinquedos Órfãos, que mostrou objetos e brinquedos de crianças vítimas de acidente de trânsito. De Londrina, a mostra segue para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás. Na foto, durante o evento , Chaiane Marcelo, do Iptran, Thiago Pedroso, do Instituto Triunfo, e Cássia Romanow, da Triunfo Econorte.