Recordar é viver, então vamos recordar!

Em cinema do Shopping Boulevard, a exibição do clássico "2001, uma Odisseia no Espaço", deverá matar as saudades de muita gente que viu o filme de Stanley Kubrick. Vimos este sucesso da Metro, lançado em 1968. Aqui na cidade foi exibido pelo saudoso Cine Londrina, em 1970 e começo de 71. A ficção desenrola-se toda sob o som da valsa Danúbio Azul, de John Straus, o grande músico alemão. A produção de Kubrick ganhou o Oscar de melhores efeitos em 68. Foi distribuído pela MGM. O cinéfilo Odair Chiquetto lembrava-me, ontem, que da trilha sonora fazia parte um poema sinfônico do filme Assim Falou Zaratustra. Vamos acrescentar que no círculo em que ficava o "Leão da Metro" estava a inscrição em Latim "A arte pela arte".




E já que o assunto nos leva ao passado, eu me lembro das provas de latim do vestibular da Faculdade Estadual de Direito de Londrina, onde havia exame oral. Um dos examinadores, acredito que foi um padre, além da famosa declinação Qui, Quae, Quod, me perguntou o que significava a inscrição em Latim, nas bandeiras de Minas Gerais e de São Paulo. E qual a tradução da inscrição no círculo do Leão da Metro no cinema? Acertei as duas primeiras e errei esta última, ao traduzir o texto como "Senta que o leão é manso"... Em verdade, a tradução certa era "A arte pela arte". O professor riu muito. Fui aprovado em 18º lugar, na disputa das 50 vagas, por mais de 250 candidatos.




Na prova de francês, um colega causou muita risada, ao traduzir o título "Je suis un Chretiènne" como "Eu sou um cretino", quando o correto era "Eu sou um Cristão"...

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A bonita e dinâmica Jaqueline Jungo, integrante da FOLHA, como executiva de contas, está aniversariando hoje. É esposa de Alex Alves, que já providenciou flores e o jantar para comemorar a data.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Dia 3 no Teatro Mãe de Deus
Dedicando-se há 20 anos às danças da cultura árabe, a professora Renata Lobo apresentará, dia 3, a partir das 20 horas, no teatro Mãe de deus, o seu esperado espetáculo "Fidal", com a participação de bailarinos do Brasil e da Argentina. Será um show de beleza das danças árabes, passando pelo folclore, elementos modernos e fusões. Renata Lobo tem feito sucesso em vários países onde tem se apresentado e ministrado seus cursos. Ela tem obtido pleno êxito onde quer que se apresente, como em festivais internacionais e outros eventos de dança árabe de qualidade. Para o dia 4 de junho, ela receberá os professores Pablo Acosta, da Argentina, Adriana Lira, de São Paulo, Brysa Mahaila, de Porto Alegre, e Aline Todeschini, de Bento Gonçalves. Todos para os workshops onde receberão bailarinos de várias localidades. Os convites estão à venda na Imperial Garden, a R$ 30. Também no Kiberama e na Secretaria de Cultura de Londrina, Hermano Barbearia, Lipocenter Londrina, Funcart e Codel.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Em Apucarana
Uma tarde muito agradável deu o tom ao evento "Café com Violão", que o Sinpro realizou em Apucarana, no último sábado, evento que reuniu centenas de profissionais da educação no tradicional Clube 28 de Janeiro, naquela cidade. Na foto, os dirigentes do Sinpro, Rosânela Tormina, José Carlos da Silva, Jorge Andrade, Valdecir Veloso e Jéssica Tatiane Marques.



Dois amigos que se foram

Esta Coluna une-se a todas as manifestações de pesar pelos falecimentos de dois londrinenses muito estimados na cidade: Jurandir Luciano, aos 82 anos, que chegou a Londrina no final dos anos 50, vindo para ser coordenador artístico da Rádio paiquerê, então pertencente à Rede de Emissoras Unidas, e que depois tornou-se corretor de imóveis, proprietário de imobiliária e presidente do sindicato da categoria, da qual foi fundador. E o outro amigo é o empresário Renato Scaramal, que faleceu no domingo para segunda-feira, e que estava com apenas 59 anos, e que deixa grande círculo de amigos aqui. Que Deus os tenha e que conforte muito os seus familiares.




Estão abertas as inscrições para o vestibular da Faculdade Inesul. Com seus vários e bem conceituados cursos. E a direção da Inesul prepara novos projetos, visando sempre o melhor para seus alunos.




O PMDB poderá tirar, hoje, o senador Renan Calheiros da liderança do partido no Senado Federal. Ele é tido como adversário do Governo Temer, e também porque teria se encontrado com Lula.




A bonita jovem Isadora Almeida, de Cambé, filha de Elizete e de Otacilio Donizete Almeida, comemorou seus 15 anos, durante movimentada festa no Empório Guimarães, em Londrina. As danças foram coreografadas por Glacimeire Almeida Cardoso e mais de 200 convidados estiveram presentes.




A bispa Meiry Mansur e sua equipe de "mulheres adoradoras" estará promovendo chá bazar domingo, dia 4, com pregação da preletora Enoide Mello. Haverá sorteios e distribuição de brindes, sempre às 16 horas, dos domingos, na tenda de adoração da pastora, que fica na avenida Jamil Scaff, 400. O convite da promoção custa apenas R$ 20.




Jantar do I Bravissimi, quinta-feira, dia 1º, a partir das 20h, no Crystal Palace Hotel, ocasião em que será lançada a programação cultural comemorativa aos 20 anos da associação. Integrantes virão também de Arapongas, Cambé, Ibiporã, Rolândia, além dos londrinenses. Os ingressos estão sendo vendidos no Corso Itália e na Boleria Dom Leonardi. Mais detalhes com Hylea Ferraz, pelo telefone (43) 99959-5959.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Em Cambé
Um sucesso a festa de 15 anos da bonita Milena Stipp, neta de Nilza Freres Stipp, professora sênior do Departamento de Geografia da UEL, e filha da advogada e professora Carla Stipp. O evento aconteceu no Spazio Giardino, organizado muito bem por Lucy Refundini. Muitos elogios para a decoração by Casamento Rústico e também para os demais detalhes da concorrida comemoração.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Nemiris Gabriel está comemorando aniversário hoje e vai receber amigos em seu apartamento para happy hour no capricho. Festejar a vida, diz ela, porque é o que a gente leva: a amizade dessa gente boa com quem a gente trabalha ou convive. "E que Deus abençoe todos eles", afirma. Parabéns!
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
No Hospital Araucária
No último sábado, a equipe de Eletrofisiologia Cardíaca de Londrina foi pioneira na cidade e região no implante do monitor de eventos (looper implantável), em procedimento realizado com sucesso no Hospital Araucária. O looper foi incluído no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde, em 2016, ampliando de forma significativa o arsenal diagnóstico cardiológico. Esta tecnologia foi autorizada para a investigação de quadros de síncope (desmaio) de origem indeterminada e em breve poderá ser ampliada para investigação de quadros de AVC, frequentemente causado por arritmias não documentadas por outros métodos diagnósticos. Segundo o cardiologista Gustavo Galli Reis, responsável pelo procedimento, o implante é considerado tecnicamente simples, de baixo risco para o paciente e com rápida recuperação. O sistema permite, inclusive, monitoramento automático e a distancia. Estão na foto os médicos Cláudio Caetano e Gustavo Reis.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
Especialista em implantes dentários e estética, a cirurgiã dentista Alessandra Alencar segue com agenda cheia neste segundo semestre que se aproxima. Ela acaba de participar do quadro Sorriso perfeito, do programa Vip, apresentado por Julie Bicas. O evento selecionou uma telespectadora que tinha o sonho de ter sorriso de celebridade. O resultado ficou perfeito, disse-nos. Para o segundo semestre deste ano, Alessandra promete mais novidades em sua área de atuação.



Hoje à noite em Apucarana

O Leilão Bicho do Paraná será realizado hoje, a partir das 20 horas, no Parque de Exposições Nilson Alves, na Sociedade Rural de Apucarana, com coordenação geral da Rural Business Leilões. Na passarela, 500 animais, machos e fêmeas, gado nelore e de cruza industrial.

O Dia da Bondade

Como já é tradição, o dia 15 de junho, feriado de Corpus Christi, marcará novamente a realização do Dia da Bondade, evento criado pelo Grupo Muffato que estará em sua 24ª edição. É a maior ação social da região, lembra a sua coordenação geral. A arrecadação já teve início sábado último, e irá até o dia 15 de junho. Os donativos podem ser entregues nas lojas do Super Muffato nas cidades de Cambé, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina e Toledo. O Dia da Bondade tem como lema Não doe luxo, nem lixo. Doe carinho e é coordenado pelo Super Muffato, TV Tarobá e Tarobá FM, com a participação de dezenas de parceiros. O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, roupas, calçados e cobertores que são repassados a 300 entidades beneficentes cadastradas nos programas sociais dos municíppios abrangidos. A gerente de Marketing do Gupo Muffato afirma: "É muito importante a participação de todos, pois muitas famílias contam com essas doações para enfrentar a estação mais fria do ano". A iniciativa mobiliza também muitos voluntários, entre colaboradores do Grupo Muffato, Provopar, Exército Brasileiro, fornecedores e parceiros. Participem!