O prêmio de Ciências Agrárias

A conversa foi pela internet entre o jornalista José Antonio Pedriali e o ex-reitor Jackson Proença Testa, da UEL. E alguém enviou para esta Coluna. Jackson lembrou que seu avô, o saudoso Vladimir Proença, implantou a agência do Banco Lavoura e Agrícola do Paraná (depois Bamerindus) na cidade de Siqueira Campos, estabelecimento fundado pelo sr. Avelino Vieira, em Tomazina, em 1930, pai do saudoso ex-ministro e ex-senador José Eduardo de Andrade Vieira, ex-diretor superintendente da FOLHA. E foi José Eduardo, quando Ministro da Agricultura, que construiu o prédio para a instalação do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Londrina, durante o mandato de Jackson Proença Testa como reitor da instituição. Gente que trabalhou pela grandeza dessa cidade e do estado do Paraná.

A Rural e dom Albano

O presidente da Sociedade Rural do Paraná, Afrânio Brandão, divulgou nota oficial de pesar da entidade, pelo falecimento do arcebispo emérito de Londrina, dom Albano Cavallin, que sempre foi muito amigo da agremiação do Parque Ney Braga e um homem voltado aos problemas da cidade, participando sempre de movimentos sociais e religiosos de Londrina, com grande sabedoria e bondade. Dom Albano sempre prestigiou os eventos da Sociedade Rural do Paraná.
Que Deus o tenha, acrescentou Afrânio Brandão, em nome de sua diretoria e dos associados.

Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A apresentadora Cloara Pinheiro comemora 20 anos na tv na semana que vem. Ela entrevistou no seu program diário na Rede Massa, ontem em Londrina, Carlos Alberto de Nóbrega da Praça é Nossa do SBT. Além de um animado bate papo, presenteou o amigo com uma camisa do Londrina Esporte Clube.



Aulas gratuitas

A partir de março, toda segunda-feira, das 18h30 às 21 horas, no Colégio Maxi, o destacado professor Dilson Catarino ministrará, gratuitamente, aulas de português. A entrada será franca a todos os que desejarem participar e não haverá necessidade de inscrição. Basta ir à aula, chegar e aprender.




Pesquisa recente nos Estados Unidos revela que "nos últimos 30 anos, a renda de 50% dos mais pobres ficou na mesma ou diminuiu, enquanto a do 1% dos mais ricos aumentou em 300%!"


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
A médica Renata Yuri Saito, formada pela UEL, acaba de retornar de residência pediátrica em São Paulo. Agora assume seu consultório em Londrina nessa importante área de pediatria. Sucesso para ela.



Já havia votado contra

Um advogado lembrava a um outro, ontem, no Café Via Bosque, da Zeli, o seguinte: o novo relator da lava Jato, por sorteio, será mesmo Luiz Edson Fachin, que é curitibano. Pois ele herdará um processo polêmico: se é constitucional criminalizar o porte de drogas para consumo próprio. E tomem nota: ele já havia votado a favor, bem como os ministros Gilmar Mendes e Luiz Roberto Pedroso.
O falecido Teori havia pedido vistas no segundo semestre do ano passado.
E o processo parou por aí.




A cantora Beyonce está grávida de gêmeos. Ela tem uma filha. A foto dela, agora, foi considerada feia pelos fãs. Bonita mesmo é a conta bancária dela... US$ 10 milhões. Dá, tranquilamente, para bancar o marido, que é um cantor nota cinco.




Para os bancários brasileiros, o projeto do deputado Mauro Lopes, do PMDB, é uma grande ameaça para a categoria. A PEC do parlamentar prevê a jornada de trabalho para 10 horas diárias, sem ultrapassar as 44 semanais e propõe a redução do aviso prévio de 90 para 30 dias, acabando com outros direitos dos bancários e de outros trabalhadores. Esse deputado peemedebista citou a Constituição de 1988, em sua proposta de reforma trabalhista. Esta Carta precisa, com urgência, rever os direitos de todos os trabalhadores, concursados que foram prejudicados e etc.




Até o Pato Donald pintado pelo ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, na Avenida Paulista, o atual prefeito João Dória mandou apagar. Não sabia que era do seu novo amigo...

Uma grande reunião de amigos na Arel
Era apenas um happy hour, como outros tantos que a Arel promove, sempre com sucesso, mas este do último dia 27 bateu recorde de associados presentes: 450 deles e seus familiares lá estiveram, em uma grande confraternização. Superou a melhor das expectativas. O som acústico do Duo Detset apresentou ótima seleção especial de MPB e de pop rock, sob aplausos gerais. As fotos são do happy hour, onde não faltaram alegria e amizade.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Danielle Brunassi e Márcio Malta
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Fotos: Divulgação
Ligia e o craque em ótica Emerson Bim
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
Regiane Rigon, Fernanda Vieira, Monica e Carlos Garcia
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
O destaque é para a grande presença feminina na Arel. Nota dez.



Sesc e Senac inauguram hoje importantes obras na cidade!

Com as presenças de Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio, do diretor regional do Sesc, Emerson Sextos; e do diretor regional do Senac, Vitor Monastier, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participará hoje da inauguração de duas importantes obras para a cidade, na Avenida Saul Elkind, esquina com a Rua da Cegonha. O evento está marcado para as 19h30. As unidades foram construídas em terreno de 9.134,37 metros quadrados, doado pela Prefeitura de Londrina em 2011. A contrapartida pelo terreno foi o restauro da antiga cadeia pública do Município, que desde 2014 oferece aulas para atividades artísticas, exposições e apresentações teatrais. A área total de construção do Sesc é de 4.119,68 metros quadrados, distribuídos em cinco salas para educação infantil e espaço multiuso, lanchonete, clínica odontológica, salas de informática e internet, seis salas multiuso, para cursos, ginásio poliesportivo e academia. A estimativa é que 1.140 pessoas possam ser atendidas diariamente. Já a sede do Senac conta com 2.630,85 metros quadrados construídos e tem capacidade para atender 1.1176 pessoas por dia. No local, estão biblioteca, salas para cursos de análises clínicas, radiologia, podologia e gastronomia, confeitaria-escola, loja-escola, dois laboratórios de informática e seis salas para aulas convencionais.

OMS pede movimento

A Organização Mundial de Saúde lançou, ontem, em Nova York, na sede da ONU, campanha destinada a fazer com que todas as pessoas se movimentem mais, para evitar problemas cardiorrespiratórios e musculares. Lembra a solicitação que há números indicados com 81% dos adolescentes do mundo todo pouco se exercitam e que 23% dos adultos também. E que isso pode levar inclusive mais cedo aos casos de depressão. Essa doença passou a ser considerada muito grave por Lacan, discípulo de Freud. E nos últimos anos tem vem se agravando cada vez mais.




O novo presidente da AABB, Edemilson Farias Ribeiro, comemorou com seus diretores e também com o ex-presidente Rosano Brunelo, o sucesso do happy hour da quarta-feira, que reuniu 260 pessoas, ao redor de saborosa galinhada. E com show de Carlinhos Miranda.




Hoje, na mesma AABB, haverá jantar típico com pratos chineses, como convite a R$ 15. A partir das 19h30 e show com a banda do sanfoneiro Alceni.




Casamento em Londrina, movimenta, neste final de semana, a família Belinati. Parentes que virão de várias cidades.


Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O Grupo GBS inovando novamente, ao lançar o chek-in digital, para o embarque imediato. A pessoa que adquirir passagem pela internet não precisa retirar o bilhete antecipadamente em guichê ou totem, e é só embarcar. Por esse novo serviço, o Grupo GBS recebeu o prêmio ANTP-Abrati de Boas Práticas do Transporte Terrestre, cujo tema era inovação e tecnologia. Pela conquista, o Grupo recebeu troféu, selo de referência e certificado. Estão na foto, a partir da esquerda, Alexandre Resende (ANTP), Luiz Fernando Matias (gerente comercial do Grupo GBS) e Eduardo Tude, da Abrati.
Imagem ilustrativa da imagem Oswaldo Militão
| Foto: Divulgação
O presidente do Harmonia Tênis Clube, de Cambé, Celso Luis, com o DJ Marcelo Massa e o diretor social da agremiação, Claudemir de Moraes. A empresa Massa Eventos será a responsável pelo som do Carnaval no HTC. O DJ Massa vai comandar, também, durante este ano, mais quatro apresentações na boatinha do Harmonia.