O que faltam nos postos de saúde: especialistas!

O médico Aparecido Pavan, clínico geral, professor já aposentado no curso de Medicina da UEL, e que, aprovado em concurso, atende há anos em um posto municipal de saúde, me disse que o grande problema nos postos é a falta de médicos especialistas. Ele já falou isso a três candidatos a prefeito da cidade, com quem teve a oportunidade de conversaram a respeito. E deu exemplos. Um deles: uma pessoa chega com dores fortes no peito, nos braços, etc., e a necessidade dela seria um cardiologista.
Um outro chega com o tornozelo seriamente machucado, ele olha o mais rápido possível, atende bem, mas conclui que o paciente precisa de um ortopedista. Eles os encaminha. Mas aí surge o problema de sempre: o atendimento que seria urgente só pode ser efetuado dentro de alguns dias...ou meses... Por isso, a sugestão de Pavan: contratem também médicos especialistas para todos os postos da cidade!




O pessoal que trabalha na Venco Saúde Animal participa da edição de 2016 do Sipat, que tem como tema "Qualidade de Vida". E como já é tradição, acontecerá a gincana solidária, e a equipe que arrecadar mais alimentos ganhará delicioso café da tarde. Os produtos arrecadados serão encaminhados para duas creches filantrópicas da cidade: a Victória Mazzeti Dinarci e a Padre Domingos Rovedatti. Parabéns!


Imagem ilustrativa da imagem O que faltam nos postos de saúde: especialistas!
| Foto: Divulgação
A Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio promoveu a festa para a coroação da Rainha da sua 19ª Exposição, Agropecuária, Industrial e Comercial. A bela Ana Maria Matias, de 15 anos, é a Rainha do grande evento. Ela cursa o ensino médio no Colégio Águia Master e é filha de Janda e de Osmar Mathias. Quer ser médica e se prepara para o vestibular do próximo ano. A Exposição acontecerá entre 4 e 9 de outubro, no Parque Arthur Hoffig.
Imagem ilustrativa da imagem O que faltam nos postos de saúde: especialistas!
| Foto: Divulgação
Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Londrinense tiveram ótimo desempenho na Olimpíada Internacional de Matemática sem Fronteiras, que é a maior competição interclasses do mundo. A prova foi realizada no próprio estabelecimento de ensino, e as equipes do colégio ganharam três medalhas estaduais e duas nacionais da competição. O pessoal do 8º ano MK conquistou a medalha de prata nacional e a medalha de bronze estadual; o 9º ano MK, ficou com a medalha de bronze estadual; e a 2ª série MY conquistou a medalha de bronze nacional e a medalha de bronze estadual



Experts da construção em Londrina

O Sinduscon e o Ceal uniram-se para realizar programa de atualização tecnológica e de gestão de obras de edificações na região Norte do Paraná. O primeiro ciclo de palestras acontecerá dia 22, quinta-feira próxima, no Centro de Eventos & Convenções do Aurora Shopping, em Londrina. Entre os palestrantes estarão os engenheiros Emilio Fugazza, da Ex Tec; Fábio Villas Boas, da Tecnisa, e Maria Angélica Covello Silva, que ministrará curso sobre as condições de atendimento às normas de desempenho nos dias 23 e 24. Pelo telefone 3348-3100 poderão ser obtidas mais detalhes a respeito.




Do gestor imobiliário Aiton José Ferreira recebemos o seguinte: "Parabens à Folha de Londrina, por unificar o jornal aos sábados e domingos, pois assim o leitor tem mais tempo para ler tudo no final de semana. Nós da Imobiliária Don Diego tivemos ótimo resultado com essa nova forma de circulação".




A Sercomtel estará aceitando até o dia 4 de novembro as inscrições para a disputa do Prêmio Inovação, notadamente para o pessoal que tem o foco em tecnologia da informação e comunicação. Haverá prêmios de até R$ 7 mil para os participantes e também de R$ 5 mil para os orientadores.


Imagem ilustrativa da imagem O que faltam nos postos de saúde: especialistas!
| Foto: Divulgação
Em virtude da forte parceria entre o Sindhotéis Londrina e o Senac Paraná, os associados e contribuintes do sindicato patronal receberam uma ótima notícia: ganharam 100 vagas para cinco workshops gratuitos, que serão realizados em outubro e novembro próximos. São 20 vagas para cada tema. Os workshops variam de brigadeiro gourmet, coquetelaria clássica, arte e técnica do sushi, etiqueta social e profissional até preparo de churrasco. Os interessados devem entrar em contato com o Sindhotéis ou com o Senac em Londrina. Denny Enzo e Juliana Suavi, do Senac, e Sandra Moitinho e Alzir Bocchi, do Sindicato dos Hotéis, celebraram mais este acordo que é de "dar água na boca".



Começou o S´Inesul

O XIV S´Inesul começou e durante a abertura aconteceu a conferência magna, que foi sobre "As 3 escolhas para o sucesso", proferida por Juliano Francisco. Com entrega de medalha ao homenageado. Hoje, na palestra do Simpósio Internacional, o argentino Gerardo Marcelo Kahan, falará sobre "A importância da didática com a metodologia ativa no ensino superior – quebrando paradigmas". Ele vem da cidade de Rosário. Amanhã, a palestra será com a doutora Neusi Aparecida Navas Bergel, que abordará o tema "Metodologia da problematização no ensino e na pesquisa". Toda a comunidade está convidada.