Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes

Um professor de psicologia, de uma Universidade de Quebec, no Canadá, doutor John Helwell, acaba de revelar seu trabalho em cima de dados obtidos em 155 países, buscando saber "em qual idade as pessoas acreditam que são mais felizes". Ele concluiu que as pessoas são mais felizes aos 20 anos de idade, segundo o que disseram pelo mundo afora.

Aqui entre nós, não precisaria fazer grande pesquisa para isso... Mas vamos lá que o tema é bem interessante. Entre os 40 e os 50 anos as pessoas disseram que estão com maiores responsabilidades, mais ocupadas, buscando o bem-estar das famílias que constituíram. E, ao ficar com mais idade, as pessoas deixam de ter sonhos possíveis, porque acabam caindo na realidade. Os adolescentes que responderam às perguntas deixaram claro que pouco se preocupam com felicidade, que o que desejam é fazer o que bem entendem na hora e tudo bem.

Algumas pessoas, quando chegam aos 40 anos, como as mulheres, afirmam que esta idade é ótima, é a ideal, que está consciente do que é mais importante; mas outras da mesma idade disseram que a verdade é a seguinte: ninguém gosta de ser quarentona, cinquentona e etc. E o interessante: é muito difícil ver uma criança que não seja feliz, e que fique o tempo todo de "bico" em casa, no relacionamento com os familiares e amigos. Mas há muitos fatores que influenciam a felicidade.

Mas sentir saudades de alguém é também uma maneira de ser feliz, já disse o poeta Vinicius de Moraes. Você é feliz sozinho? Dependendo do que esteja fazendo, sim, mas...quando solidão bate, é triste para todas as idades. Aos 20 anos, "a idade da felicidade" verificada pelo professor canadense, é realmente fantástica. Não há tempo ruim, chova ou faça sol. Você está estudando, tem alguma responsabilidade apenas, a não ser que perca a cabeça e engravide a namorada. Hoje em dia não sabemos, mas nos anos 50, 60, 70 o papo era outro. Aos 20 anos, você acha que não vai errar, que pode tudo, que pode desistir do que quiser, dormir a hora quem bem entender, tentar namorar quem desejar, e pode desistir de compromisso, porque terá outras oportunidades. Só pode ser esse o sentimento, nessa pesquisa.

Aos 20 anos, se você é bonito, que antes chamavam de "boa-pinta", paquerador e tem um carrão que o pai lhe deu, se sente o dono do mundo, já disse Bimbo Novaes, o anastaciano, meu ex-vizinho, que mora em sua fazenda no MS. Com 25, eu estava comprando meu primeiro apartamento, trocado em parte por dez anos de férias na FOLHA (desde os quase 16 quando cheguei), com parte do pagamento a uma construtora. Realizar-se na vida faz as pessoas felizes, tenha a idade que tiver. Acredito que se ocupar, trabalhar enquanto puder, com saúde, ter seu lazer, prazer na vida, faz o homem e a mulher gostarem da vida, ser feliz.

Imagem ilustrativa da imagem Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes
| Foto: Divulgação
No último domingo, a procopense Larissa Aizzo recebeu seus familiares e amigos para comemorar seus 30 anos de vida, no espaço Realize Festas. Com presença marcante da Banda Folk´n Folks, de Londrina



A rolandense Maria de Lourdes Nascimento aniversaria no próximo dia 17. Foi médica do histórico Hospital São Paulo e tem grande número de amigos em Rolândia. Aquele abraço!




A Corrida do Coração 2017, promovida pela UniFil, Hospital do Coração e Decatlhon, lança o segundo lote de inscrições com direito a sacochila e camiseta. A prova será realizada dia 5 de novembro e será em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção Contra Doenças Cardíacas, e para estimular vida mais ativa e saudável. A largada será às 8 horas, nas proximidades do Lago Igapó 2, com dois percursos: 4 e 10 quilômetros. A inscrição terá o custo de 60 reais. A organização da Corrida do Coração espera reunir mais de mil atletas, entre profissionais e amadores, praticantes de provas pedestres.

Imagem ilustrativa da imagem Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes
| Foto: Divulgação
O professor Marcos Guskuma foi um dos palestrantes do Congresso Brasileiro de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial em São Paulo. O evento, que contou com a presença de grandes nomes internacionais da especialidade, é o maior da América Latina na área. O doutor Guskuma foi convidado para falar da sua experiência na reabilitação Buco-Maxilo-Facial de casos complexos e aproveitou para reencontrar amigos especialistas de todo o Brasil



Tudo pronto para a abertura da Exposição Rural Portrait, marcada para o dia 28 deste setembro, no showroom da A.Yoshii. O evento é uma homenagem às mulheres que também construíram a história dos 71 anos da Sociedade Rural do Paraná. Ao todo, 36 mulheres serão homenageadas por iniciativa da diretoria da entidade. São elas: Ana Maria Garcia Andreetta, Ana Marta Garcia, Ana Marta Pacheco de Almeida Prado, Cristiane Garcia Cid, Eliane Parra El Kadre, Helena Mayrink Góes, Irene Falcão, Isabel Cristina Mesquita Barros, Ligia Setti Meneghel, Luly Barbero, Maialu Freire Heim, Maria Aparecida Ferreira Jabur, Maria do Carmo Sucupira Duarte, Maria Edith Galli, Maria Lopes Kireeff, Maria Magnólia Viotti Muller, Maria Tereza Carvalho Garcia Cid, Marly Campos Alves, Miriam Aparecida Fróes, Miriam Oldemberg Neme, Myriane Berguer Prochet, Paula Beatriz Baggio, Patricia Rodrigues da Cunha Mesquita, Regina Maria Marchesi da Silva, Rita Regina Rocha Ribeiro, Roberta Meneghel Vilella, Romana Piazzalunga C. Pereira, Rosa Maria Abelin, Rosa Maria Baggio, Silvana Kantor, Silvia Marina de Sá Pereira Vicentini, Silvia Tobias, Vania Maria Turquino de Barros, Vera Helena Ferreira Prando, Yuna Ortenzi Bastos e Terezinha Romagnoli Pagan. O coquetel de abertura da Exposição Rural Portrait, com fotos de Ber Sarid, começará às 19h30 do dia 28 vindouro.

Três atrações na AABB

No Baile de Sexta, na AABB, o patrão Alceni comandará o palco na comemoração da Semana Farroupilha. Será a partir das 20 horas e o convite custa 15 reais. O jantar opcional da noite também será oferecido a 15 reais, preço acessível a todos. Prato principal: arroz carreteiro, que não vai dar para perder. A AABB espera seus sócios e convidados. No sábado, na mesma agremiação, o show sertanejo com Ademir e Rodrigo, das 20 horas em diante. E com o convite a 25 reais. O restaurante servirá saborosas porções a quem desejar. E no domingo, o almoço com mate e costelada no almoço, a partir das 10 horas. A AABB fornecerá o mate e a água, para o pessoal que levar sua cuia e bomba.




As Irmãs de Maria de Schoenstatt o Colégio Mãe de Deus estão convidando para a abertura oficial do ano do Padre Kentenich, que comemora os 50 anos do seu falecimento. Um cidadão que deixou um grande legado para a cidade no âmbito espiritual e humano, será amanhã, das 8 às 9 horas, no Teatro Mãe de Deus.

Imagem ilustrativa da imagem Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes
| Foto: Divulgação
Um grupo de 20 pessoas de Londrina e região esteve a bordo do Yatch Real, em Corumbá (MS), para grande confraternização. O Rio Paraguai continua exuberante com uma flora e fauna fantástica e muitos dourados, pacus, palmitos, barbados e pintados, como esse da foto capturado por Mário Takahashi que pesou 15 quilos. O grupo praticou o pesque e solte contribuindo dessa forma para a preservação dos peixes. Sabemos, por meio dos proprietários da embarcação, que estão em estudo novas legislações a serem implementadas para o próximo ano, como tamanho mínimo e máximo para a captura dos peixes, bem como a quantidade de exemplares a serem capturados por pessoa. Essas medidas visarão regular o potencial pesqueiro na região e preservar o trabalho local da pesca e mais turismo, disse-nos Takahashi



Forró no Country

Na próxima sexta-feira, a partir das 20 horas, acontecerá na sede de inverno do Londrina Country Clube, o "Forró Pequena Londres". O show de abertura será por conta da banda Beatles for Sale, com as músicas mais animadas do famoso quarteto de Liverpool. A festa continuará com a banda "Calango", que tem ótimo repertório de forró.




Estão aniversariando hoje: Paula Izique Victorelli, Lilian Nuremberg Moreira de Paula, Marta Carvalho, Aricio Queiroz tavares, Fátima Dias Freitas, José Márcio Ceneviva, Silvia Barrone, Hélio Ferreira de Siqueira, Herman Oberdiek e Antônio Carlos Pinto. Amanhã, os abraços serão para os aniversariantes Flávia Sandrewchi Reis, Nelson João Sperandio Junior, Keka Salazar da Costa, Lu Malamud e João Lázaro da Silva.

Imagem ilustrativa da imagem Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes
| Foto: Divulgação
Ex-professor de educação física, integrante da primeira turma desse curso da Universidade Estadual de Londrina, o deputado federal Luiz Carlos Hauly criou inúmeras leis em benefício do esporte e também dos profissionais dessa área profissional. Na semana passada, Hauly participou na Câmara dos Deputados na sessão solene em homenagem aos profissionais de educação física. Na foto, Hauly acompanhado de Jorge Steinhilber, presidente do Conselho Federal de Educação Física
Brasileiro de Sinuca
Com a participação de 180 sinuquistas de todo o Brasil, foi disputado em Curitiba, o 33º Campeonato Brasileiro de Sinuca, promovido pela Confederação Brasileira da modalidade e com apoio da Federação Paranaense de Sinuca. Na categoria, "mesa inglesa", o atleta da Exactus Londrina, Fábio Luersen conquistou o quarto lugar. Na categoria Master, dos seis primeiros colocados, quatro são atletas da Exactus Londrina
Imagem ilustrativa da imagem Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes
| Foto: Divulgação
Na foto, Angelo Bonavigo, 3º colocado; Reginaldo Frez, 5º classificado; Eládio "Vaca" Silvestre, o bicampeão brasileiro e Adriano Correia, que ficou em sexto lugar. "Vaca" teve uma atuação espetacular dizem seus companheiros dessa grande equipe de Londrina. Romeu Dematé tem razões de sobra para estar eufórico
Imagem ilustrativa da imagem Em qual idade as pessoas acham que são mais felizes
Fábio Luersen realizou a maior tacada com 71 pontos da competição na Mesa Inglesa