Imagem ilustrativa da imagem Turismo religioso movimenta economia do país



O povo brasileiro, na grande maioria, é muito religioso. A fé está enraizada na cultura do país desde sua formação, e mobiliza a vida das pessoas até os dias de hoje. O Brasil dispõe de diversas opções de destinos religiosos, que atraem não só o público nacional, mas também visitantes do mundo todo, e apresenta, a cada ano, números mais expressivos nesse segmento. Dados do Ministério do Turismo (MTur) demonstram que esse setor específico movimenta em torno de 15 bilhões de reais anualmente, evidenciando sua importância para a economia nacional, sobretudo em tempos de crise.

Eventos aquecem economia do país.

Um levantamento realizado pelo MTur mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, totalizando 96 eventos religiosos, entre eles pontos de peregrinação de fiéis e celebrações que atraem milhares de visitantes. Essas localidades se apropriaram de aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, gerando uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O turismo religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional, que gira em torno de 492 bilhões (MTur). Dados do SEBRAE revelam que esse segmento tem impulsionado economias locais e atraído pequenos negócios, além de movimentar setores da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, e, tornando esse, um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.

Principais pontos de peregrinação e celebrações

A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é sem dúvidas um dos principais destinos do turismo religioso no Brasil, pois abriga um dos maiores templos católicos do mundo: o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país, e recebe cerca de 10 milhões de peregrinos por ano. Entre os destinos que mais recebem fiéis e romeiros também estão as cidades de Santa Cruz (RN) que abriga a maior estátua de Santa Rita de Cássia, Trindade (GO) conhecida pela grandiosidade da Festa do Divino Pai Eterno que atrai cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano e Juazeiro do Norte (CE) que recebe cerca de 2 milhões de devotos de Padre Cícero por ano, além das tradicionais visitas às cidades barrocas mineiras e baianas, como Ouro Preto e Salvador.

Na região Sul a cidade de Nova Trento (SC), onde estão os Santuários Madre Paulina - considerada a primeira santa brasileira, e Nossa Senhora do Bom Socorro, recebe 840 mil turistas anualmente. Um dos pontos turísticos mais consolidados no seguimento religioso no Brasil é o Estado do Pará, que se destaca por abrigar duas grandes celebrações: a Marujada para homenagear São Benedito que reúne cerca de 80 mil pessoas em dezembro na cidade de Bragança, e o Círio de Nazaré, em Belém, considerada a maior manifestação religiosa católica do país.

Círio de Nazaré movimenta fieis e quantias milionárias

A poucos dias da celebração do Círio de Nazaré, a capital paraense estima receber cerca de 2 milhões de romeiros. A procissão realizada há mais de dois séculos atrai um número maior de devotos a cada ano. Pessoas de Belém, do interior do Pará, de várias regiões do Brasil e até mesmo de outros países se reúnem em uma caminhada pela fé em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. A romaria principal, acontece no segundo domingo de outubro e parte da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, onde a imagem da Virgem fica exposta para veneração por 15 dias, período chamado de "quadra nazarena". Em 2004 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) registrou a celebração como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial, mérito conquista por sua grandiosidade e simbolismo religioso.

Várias outras manifestações de devoção agregam o calendário festivo, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias. O período é apontado como o melhor para o comércio da região, depois do Natal. Apesar da pequena queda no número de pessoas que vem de fora do estado em relação ao ano passado, a organização se mantém otimista. O orçamento divulgado mostra que essa é, até agora, a edição mais cara da história, com o investimento de R$ 3.431.118, 01. Dados da Diretoria da Festa revelam que em 2015 o Círio injetou cerca de 1 Bilhão de reais na economia e a previsão para esse ano é de 1,1 bilhão. Os setores mais beneficiados são: indústria, comércio, serviço e agropecuária, por isso, é uma época muito aguardada, que gera emprego e renda na região, principalmente na rede de hotelaria.

Evento também aquece setor aéreo

O país vem enfrentando uma das piores crises econômicas das últimas décadas e isso já se reflete na procura por passagens aéreas desde o ano passado, quando o setor amargou quedas consideráveis no número de passageiros, forçando as companhias a reduzirem a oferta de voos em 2,38% em comparação com o período anterior. Dados da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), revelam que tanto a oferta quanto demanda dos voos no Brasil diminuíram consideravelmente esse ano, chegando a acumular 12 meses de retração em julho. As operadoras que realizam voos domésticos no país tiveram juntas uma perda de quase dois pontos percentuais no número de passageiros no último ano.

Mas períodos de grandes festividades e celebrações religiosas como a do Círio de Nazaré, impulsionam um grande número de turistas a cada ano. Dados do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur apontam que as viagens motivadas pela fé mobilizam aproximadamente 18 milhões de pessoas anualmente. Diante disso a expectativa de recuperar as perdas aumenta entre as companhias aéreas que, muitas vezes, elevam o preço das passagens por causa da demanda: para se ter uma ideia, no fim de semana do evento principal o voo direto custa 4 vezes mais do que no fim de semana seguinte, quando as passagens giram em torno de R$440,00 para quem deseja acompanhar as demais manifestações de devoção e romarias.

Uma boa alternativa para evitar os preços altos e economizar é usar o programa de milhagem que oferece um bom custo-benefício para o consumidor que tem pontos acumulados no cartão de crédito e deseja convertê-los em milhas, efetuando assim o resgate da passagem aérea. De acordo com a empresa Cash Milhas, especializada no setor, dependo do programa em que o consumidor participa ainda é possível acumular de 250 até 1000 pontos no trecho.

Jubileu 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

Em 2017 será celebrado os 300 anos da data em que foi encontrada, por pescadores, a imagem peregrina da Padroeira do Brasil nas águas do Rio Paraíba, em outubro de 1717. A imagem da santa, de 29 centímetros, encontra-se no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior templo católico da América Latina situado na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, um dos principais núcleos turísticos do país. No dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro, devotos de todos os cantos do País também visitam o Santuário, e, são realizadas celebrações, missas e manifestações em homenagem à Santa que são acompanhadas por milhares de pessoas. O complexo turístico do local ainda abrange outros pontos como a Igreja São Benedito, a Basílica Velha, a passarela da fé, o Porto Itaguaçu, local onde a imagem da santa foi encontrada e o Morro do Cruzeiro que traz esculturas que representam a Via Sacra.

A movimentação deve crescer ainda mais. A Matriz, que já recebeu a visita de 3 Papas, prepara uma programação devocional especial para a data, que irá atrair milhões de fiéis. O Santuário promove o Jubileu "300 anos de bênçãos", para comemorar o tricentenário da santa. O dia 12 de outubro de 2016 marcará a abertura do Ano Jubilar e início da programação, que vem sendo preparada desde 2014. A iniciativa estima reunir devotos do mundo inteiro, inclusive o Papa Francisco, que veio ao Brasil em 2013 e, ao celebrar uma missa na Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, contou que tinha uma enorme vontade de voltar ao Brasil em 2017 para participar da celebração dos 300 anos.

Fonte: Cash Milhas