O setor de turismo se manteve aquecido até mesmo no cenário instável da economia brasileira. Nos últimos meses, destinos internacionais foram trocados por trechos dentro do país, que não sofriam com a alta do dólar, fazendo com que as companhias aéreas tivessem muito a comemorar.

No entanto, de acordo com pesquisa do ViajaNet, os turistas brasileiros estão cada vez mais animados para roteiros fora do país. Para o segundo semestre, a agência de viagens online notou uma procura maior para diversos destinos nacionais e o interesse crescente pelos internacionais.

"A queda no dólar e o aumento da confiança na melhora da economia tem motivado os brasileiros a planejarem viagens maiores", afirma Alex Todres, co-fundador do ViajaNet. Entre os destinos mais buscados, estão Rio de Janeiro, Recife, São Paulo, Salvador e Miami. "O cenário é tão otimista que a capital das compras no exterior voltou a aparecer entre as buscas dos usuários do site", ressalta Todres.

A pesquisa é feita utilizando o banco de dados do ViajaNet, que conta com mais de 900 companhias aéreas e leva em consideração a busca dos usuários, demonstrando o interesse dos consumidores entre os diversos destinos.

"No segundo semestre, com feriados em outubro, novembro e dezembro, e a Black Friday, o mercado aéreo deve ficar ainda mais aquecido", aponta o empresário, que vê ainda no período de férias de verão um grande atrativo para os consumidores.