Empreender se aprende na escola
Seguindo na temática apresentada na 10ª Edição do EncontrosFolha acerca da importância que desempenha para a economia local, regional e nacional as Micro e Pequenas Empresas (MPEs), a UTFPR, campus Londrina abre nesta segunda-feira, 20, e na terça-feira, 21, suas portas para o IV Simpósio de Empreendedorismo e Inovação e o III Fórum de Relação Empresarial e Comunitária.

A importância das MPEs para Londrina
Somente Microempreendedores Individuais, são próximo a 20.000 aqui em Londrina, sendo que aproximadamente 15% deles se tornarão Micro e Pequenas Empresas.
As MPEs são responsáveis por 52% dos empregos formais e representam 40% da massa salarial, conforme dados do Sebrae

Empreendedor por necessidade …
É aquele cuja motivação para iniciar um negócio é resultado da dificuldade que encontra para conseguir uma recolocação no mercado, buscando no empreendedorismo uma forma de garantir uma renda.
Em geral não apresenta um bom currículo, mas é aguerrido pois se apega a seu negócio como uma tábua de salvação.

... ou por oportunidade.
É aquele que detectou uma excelente oportunidade de mercado e, apesar de ter alternativas de emprego, opta por iniciar um novo negócio justamente por conta das chances identificadas.
Tem um nível de capacitação e escolaridade mais alto, e empreende para aumentar sua renda ou pelo desejo de independência profissional.

O problema é que ‘quebram’
Mas, segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a taxa de mortalidade, após 5 anos, é de praticamente 70% para as empresas sem pessoal assalariado, de 58% para empresas com um a nove empregados e de 33% para as empresas com 10 ou mais empregados.

Empresas que sobrevivem
Não é a forma de ingresso que definirá se um empreendimento será bem-sucedido ou não.
Um dos fatores fundamentais para transformar uma boa ideia em um empreendimento bem-sucedido passa por entregar ao mercado um produto que atenda uma necessidade; que resolva um problema.

O conceito de Design Tkinking...
O fundamento do marketing é deixar de pensar no produto, na produção e nas vendas e passar a pensar no consumidor.
Este principio é materializado na abordagem do Design Thinking, expressão idiomática cujo significado se aproximaria de ‘Pensando a Solução’.
A empresa americana de design e inovação Ideo, de Palo Alto, na Califórnia, região hoje denominada Vale do Silício por abrigar boa parte das empresas de tecnologia mais inovadoras do mundo, foi a responsável por popularizar este conceito.

...e seus fundamentos
O Design Thinking é uma ferramenta de inovação para empreendedores que se baseia na identificação de problemas e busca de soluções colocando as pessoas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia.
Seu pressuposto mais caro é a satisfação do cliente (interno ou externo), que só pode ser alcançada a partir do conhecimento profundo de suas necessidades, desejos e percepções de mundo.
Um empreendimento que se propõe a dar solução a um problema ou necessidade, certamente ampliará suas chances de perenidade.

Empreender se aprende e...
É possível que, por intuição, muitos já tenham esta percepção, mas empreender se aprende e esta é apenas uma das ferramentas capazes de orientar quem está disposto a enfrentar os desafios do mercado.

... a oportunidade pode ser esta
Nos dias 20 e 21 de novembro de 2017 será realizado na UTFPR - Campus Londrina o IV Simpósio de Empreendedorismo e Inovação e o III Fórum de Relação Empresarial e Comunitária.
Esse evento faz parte do Projeto Educação Empreendedora da UTFPR, voltado a estimular e desenvolver conhecimentos, atitudes e competências empreendedoras na comunidade acadêmica e local.
Maiores informações e inscrições gratuitas no link: goo.gl/m38JC1.

Marcos J. G. Rambalducci é professor doutor da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e consultor econômico da Acil [email protected]