Imagem ilustrativa da imagem Espelho, espelho meu
| Foto: Shutterstock



Na década de 1980, nas páginas da revista "Chiclete com Banana", o cartunista Angeli apresentou o emblemático Walter Ego, um personagem que amava a si mesmo acima de tudo e todos. Conhecido como "o mais Walter dos Walters", autoproclamava-se "o maioral", destacando-se nas mais inusitadas circunstâncias. Inexistia um terreno em que Walter Ego não acreditasse sobressair: era o melhor cantor, escritor e desenhista; o verdadeiro galã, gênio e insuperável ser. Diante de um espelho (seu mais fiel amigo e escudeiro), Walter Ego penteava seu topete e conversava exaustivamente consigo mesmo, rasgando elogios e concluindo ser o suprassumo da criação.

Sempre em busca de aparecer e demonstrar seus "dons", Walter Ego se irritava com aqueles que não enxergavam seus variados talentos. Sua autoconfiança era tanta que, mais de uma vez, perguntou-se por que a TV não o filmava tomando banho, fazendo a barba, preparando um café ou lendo o jornal. Julgava ser brilhante até quando não estava fazendo nada.

A palavra ego, em latim, significa "eu" e designa, noutras etimologias, a ênfase na primeira pessoa do singular. É bem provável que Angeli tenha desejado fazer humor com essa expressão. Afinal, o ego é aquilo que se quer manter sob controle, para evitar situações constrangedoras ou letais. Sigmund Freud, por exemplo, assentiu que o ego é o famoso "princípio da realidade", um apelo do "eu" a um equilíbrio entre a animalidade dos instintos e a força impositiva da sociabilidade. Com o ego desajustado e, portanto, vulneráveis diante de suas pulsões ilimitadas rumo ao prazer, os indivíduos correm o risco de não sobreviver coletivamente. Autocontrole, então, é a palavra-chave.

No mundo contemporâneo, o ego encontra inspiração para desafiar a sensatez. A hipercompetividade mercantil entre os indivíduos, o consumismo como receita exclusiva de felicidade, o sumiço das fronteiras entre o público e o privado, o culto à autoimagem e a despolitização generalizada da vida comum, entre outros fatores, empurram o ego para uma situação-limite: a de obrigar-se a aparecer a todo custo, ostentando a miséria de vida que o suporta e revelando a tristeza que o incendeia e ameaça transformá-lo em cinzas.

Embora seja monitorado pela razão, o ego tem dimensões insondáveis, em cujos labirintos brotam paixões irreconhecíveis. Essa manifestação "inconsciente" do ego pode ter raízes em experiências traumáticas de fracasso, ressentimento e dor pela admissão de impotência e inabilidade. Nesse sentido, indivíduos, quando incham o ego para aparecer, desnudam sua abissal fragilidade e acabam entregando um pouco da realidade que os forjaram – uma realidade, vale frisar, na qual se sentem torturados por ter de conviver com eles mesmos.

Todos conhecem algum Walter Ego. Eles existem aos montes e estão espalhados pelo mundo. O intuito deles é receber elogios. Quando não conseguem, fazem autoelogio pulando em trampolim alheio. Walter Ego é um personagem real, que pode ser encontrado à esquina, sempre em busca de um holofote, uma chuva de confetes ou uma polêmica gratuita. Estar em evidência é o ar de que ele necessita para sobreviver. Apenas sobreviver.

Marco A. Rossi é sociólogo e professor da UEL - [email protected]